A Importância de Conhecer o Pensamento de Karl Marx.

Karl Marx.

1818-1883.

Grande filósofo alemão, nascido na cidade de Trier de família judia, convertido posteriormente ao protestantismo, no entanto Marx, sempre fora essencialmente ateu.

Estudou filosofia e direito, como também história e economia, escrevendo uma grande obra de impacto internacional.

Frequentou as universidades de Bonn e Berlin, doutorando se pela universidade de Iena em 1841, formulou sua tese sobre a filosofia da natureza de Demócrito e Epicuro.

Logo em seguida passou a estudar os jovens hegelianos de esquerda, escrevendo seus artigos em jornais de esquerda.

Depois de uma intensa militância política marcada pela fundação da liga comunista em 1847 e pela redação juntamente com Engels do manifesto do Partido Comunista em 1848 exilou-se na Inglaterra 1849 onde viveu até morrer.

Extremamente estudioso não muito social, dado a imbecilidade natural da sociedade, isolado na biblioteca do museu Britânico de Londres, formulou seu grande trabalho intelectual.

Sua obra não restringe apenas ao campo da filosofia, também da história, ciência política e a economia.

Não podemos negar as diversas influencias do pensamento de Marx, na economia sofreu profunda dependência do pensamento de Adam Smith e David Ricardo.

Na filosofia propriamente dita, ruptura com o pensamento de Hegel e com a tradição idealista alemã, dessa complexidade que nasceu a sua elaboração do materialismo histórico.

Pressupostos que é a realidade concreta que determina a vida humana, pelas condições do mundo do trabalho. As relações sociais são determinadas pela satisfação das necessidades da vida real, no mundo prático, dentro das condições históricas.

A atividade humana é a condição fundamental de toda história do homem, nas relações do trabalho e no mundo político.

Com efeito, sendo dessa forma, a economia política estuda a natureza dessas relações de produção, que é necessariamente o fundamento do estudo a respeito do homem, na vida social e nas suas expressões culturais.

A maior parte das obras de Marx foi escrita em colaboração com Engels, motivo pelo qual é muito difícil separar as ideias de ambos, parece existir entre eles certa identificação de comportamento acadêmico.

Mesmo tendo elaborado uma grande obra influenciando o mundo e até mesmo a processos revolucionários mudando modelos de Estado, Marx como intelectual nunca abandonou sua militância política.

Desenvolveu a ideia, que a verdadeira razão da filosofia não era apenas compreender o mundo, mas transformá-lo.

Escreveu diversas obras: A crítica da filosofia do direito de Hegel em 1843. A sagrada família 1845 em colaboração com Engels. A ideologia alemã 1845-1846 com a participação de Engels.

A miséria da filosofia em resposta a obra Filosofia da miséria de Proudhon 1847. A luta de classes na França 1850. O 18 Brumário de Luís Bonaparte 1852.

Crítica a economia política em 1859. O capital três volumes de 1867- 1895, com a colaboração final de Engels.

Fui sem duvida o maior pensador em todos os tempos da filosofia política, é impossível qualquer acadêmico ser contemporaneamente crítico sem conhecer a complexidade do pensamento marxista e poucos conhecem. Motivo da pobreza do desenvolvimento das ciências do espírito em nossos dias, seja qual for seu campo de atuação científico.

Edjar Dias de Vasconcelos.