A QUALIDADE DA POLÍTICA DEPENDE DA QUALIDADE DOS POLÍTICOS
Durval Carvalhal
Política (politiká) é um termo vetusto, que vem de longe, da Grécia. É a arte ou ciência que organiza, dirige e administra municípios, estados e nações, objetivando atender as necessidades coletivas de uma comunidade. Política é, ainda, “a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses”.
Os entes públicos reclamam gestão eficiente para administrar o conjunto de estruturas estatais voltadas para o atendimento das necessidades coletivas. Dessa forma, a máquina estatal avoca para si a competência de satisfazer as necessidades coletivas de segurança, saúde, educação, justiça, transporte e outras necessidades primárias.
Mas democracia é um regime de governo aberto, cujo poder de tomar as decisões políticas, originariamente, está com os cidadãos, de forma direta ou não, ao elegerem seus representantes partidários, o que só é possível no presidencialismo, parlamentarismo ou monarquia.
E o funcionamento adequado de uma democracia é função direta da qualidade da política, e a qualidade da política depende da qualidade dos políticos, e a qualidade dos políticos depende da qualidade dos votos, e a qualidade dos votos depende da qualidade da sociedade, e a qualidade da sociedade depende da qualidade da educação, e a qualidade da educação depende da qualidade da política.