A MIDIA É ENTRETERNIMENTO
Seria óbvio falar ou comentar sobre a mídia, tanto televisiva , quanto a internet , mas dizer que está nascendo um novo partido político que não tem bandeira e não é de esquerda ou \"centro esquerda\" sé é que existe tal dicotomia ,e nem de direita , mas que domina e obtém excelentes resultados nas massas ,é na verdade afirmar o que a muito tempo já se ensaiava como um viés anti-partidarismo? Creio que sim .
A mídia , tenta a muito tempo anular a identidade das pessoas , militantes ou simpatizantes de alguma ideologia política ou não , criando barreiras de entendimento sobre verdadeiras questões sociais e econômicas. A exemplo do que estou tentando falar , são as ONGs (Organizações não-governamentais) e ativistas de outros movimentos como o MST . A distorção do papel destas entidades é crucial nos meios de comunicação , o MST é taxado de agressivo e sem valor para os fins que almeja , as ONGs são apenas entidades beneficentes como Rotary club ou LBV etc... , uma alienação completa , visto o poder da propaganda que é investida neste setor.
O símbolo da morte , uma criatura vestida com capote preto e uma foice , é na verdade um camponês , \"ser\" excluso da sociedade medieval na época , e considerado último escalão do ser humano . Bom a representação ficou até hoje , mas agora com outra conotação . Me entusiasmei em escrever sobre isto no contexto desta crítica , para justificar o que muitos não sabiam , que com essa distinção de classe,naquela época os senhores feudais , conseguiam através de uma mídia primitiva , iludir a cabeça da classe dominante sobre o trabalhador do campo . O que fazem com o MST , não é nada parecido , mas é pior , uma vez que hoje temos a TV , o jornal , o rádio a internet que ainda não tem nenhuma norma de ética , para sustentar o poder da mídia . Acontece um conflito entre \"ruralistas\" , o MST é criticado por sua postura de enfrentamento. Mas agora a pouco saiu na capa da \"zero hora\" , jornal totalmente de cunho ideológico , claro que por qual base eles atendem , não se define , mas tem essa mensagem em cada publicação na área social , o problema entre os \"ruralistas\" e a Polícia militar do RS , no caso das áreas desapropriadas pelo Ministério da Reforma Agrária em São Gabriel , fronteira do RS. Bom o que houve lá neste dito conflito? bate-boca , apenas bate-boca, e a tentativa de fazer politicagem institucional entre duas instâncias , LATIFUNDIÁRIOS E DEFENSORES DA ORDEM , qual é esta não sei realmente!! para depois sentar os \"os dois lados da mesma moeda\" em uma entrevista ao mesmo jornal e dar as mãos. Que ânsia de indignação!! . Qual o comentário posteriormente ao subir no ônibus ou andar pela rua , o povo alienado com a notícia , elogiando os ditos \"ruralistas\" pela coragem em defender seus latifúndios sem vida.
Outra esfera explorada pela mídia é as ONGs registradas em cartório e com CNPJ , ditas entidades não-governamentais. Bom a começar que pelo menos no estado do RS , a PARCEIROS VOLUNTÁRIOS\" , comandada pela Bea Johanpeter , de classe ultra-acima-de-padrões-brasileiros, pertencente a Família Gerdau , tem investimentos diretos em termos de mídia da RBS e outras emissoras . Sem discriminação , mas que visão social tem esta pessoa para estar a frente de uma Ong . Penso que isto é uma atribuição sustentável apenas para disfarçar o verdadeiro intuito, localizar onde estas entidades podem atrapalhar a classe a qual pertence. Várias ONGs registram a mesma tensão . A visão de mundo deturpada ...\"vamos fazer um pouquinho para amenizar a dor dos pobres e fazer estes , esquecer que um dia haverá distribuição de renda e que sem a sua \"parcela\" nada pode ser feito...\" . Hora , uma Ong , é formada ou construída no intuito de preservar direitos a vida , de realizar obras de assistência social , e mobilizar a população a se conscientizar dos problemas enfrentados por determinados povos no mundo e outras tarefas inúmeras , mas não a de se sustentar no palanque da mídia e obter aplausos ou destaque em revistas de fofocas ou assemelhadas como a \"CARAS\" , por exemplo . Posso estar meio confuso , mas a confusão é tamanha em relação ao papel fundamental das ONGs , que a crítica as vezes parece vazia de conteúdo. Não é um partido político ,mas tem bandeira e presidente , não são empresa mas tem CNPJ e não são governamentais , mas pagam impostos ou usam a organização para amenizar estes.
Que valor afinal tem estas entidades? é minha questão principal. A mídia ainda usa esta distorção , para acomodar movimentos sociais e ONGs . ONGs , tem de arrecadar fundos para ações sociais e protestos contra violação dos direitos constitucionais , mas não necessitam estar dependentes do Estado , e nas barbas da mídia , podem estas fazer a própria mídia , via internet , com \"sites\" , publicar jornais independentes ou propagandas em shows , teatros e feiras diversas. Quando ultrapassa esta barreira , o perigo de se tornar corporação é muito grande , o que acaba com o valor que as entidades de assistências , sejam elas ONGs , e outras com cunho social . BLOG SIMPLISSIMO EDIÇÃO 055/2003
ESCREVI ESTE TEXTO EM 2003, PARA O SITE SIMPLISSIMO, E AINDA PENSO QUE É ATUAL, APESAR DAS PONDERAÇÕES QUE FAÇO. NA ÉPOCA OS BLOGS ERAM PARCIALMENTE UM BATE PAPO COM PUBLICAÇÕES DE ENSAIOS E TAL.
http://www.simplicissimo.com.br/anteriores/055.php