CONSCIÊNCIA POLÍTICA.

Somos um povo sem consciência política, é só o que observamos através dos meios de comunicação, que nosso país vive a descrença dos políticos. Porque essa descrença? Por que aqueles que são responsáveis, pela transformação da política não estão consciente que eles devem ser os primeiros a dá o exemplo de honestidade, retidão, de justiça e de amor pelo trabalho que pelo qual foi delegado. Precisamos nos conscientizar que cada um de nós é responsável pela mudança da sociedade que vive, possuímos o poder de tirar do poder aqueles que não procuram ter consciência que precisam. Vivemos descrentes da política porque boas partes da maioria dos líderes políticos estão despreparadas para lidar com o poder. O poder seduz e controla, faz do homem escravo: tem um pensamento que diz você que saber quem são as pessoas? Deem poder há elas, ou tirem o seu poder. Como já escrevi antes devemos fazer a diferença, ser diferente é não ser melhor que as outras pessoas, mas pensar e agir diferente, ser honesto, honrado, íntegro, incorruptível, não esperar que os outros venham fazer nossa parte. Ter consciência política, não é votar no político e pronto, a nossa responsabilidade é maior depois que damos o nosso voto, pois devemos cobrar e fiscalizar. Ter consciência política é votar consciente livre de quaisquer dúvidas, somos um povo que temos maus hábitos, relacionado à política formos habituados a votar em certos políticos, que muitas vezes não representa verdadeiramente os interesses da população, por isso que muitos buscam seus próprios interesses, são os individualistas. O individualismo é característica doentia da personalidade, ancorada na incapacidade de aprender com os outros, na carência de solidariedade no desejo de atender em primeiro, segundo e terceiro lugar aos próprios interesses, em último lugar ficam as necessidades dos outros, os interesses é tão grandes que muitos políticos cometem grande estragos sócias com suas ambições, chegam atentar contra a democracia, roubado a liberdade e se aproveitando das necessidades do eleitor, através da compra de votos.

Os individualistas não são prestativos, pouco se importam se a sociedade vive uma comédia ou um drama, são egocêntricos, consideram-se donos da própria vida, não têm consciência de que dependem de inúmeras pessoas para manter sua sobrevivência, o individualismo representa vivem ‘’para si’’ explorar a sociedade sem dar quase nada em troca.

O poder não deve existir para gerar uma massa de políticos que não têm visão, de que eles são parte de uma transformação da sociedade. Há poucos políticos que tiveram sua consciência educada, para serem estadistas, que realmente estejam preocupados com as misérias dos outros, hoje fica muito difícil formar políticos com essa visão de humildade, honestidade e compromisso, que sejam capazes de fazer pelos os mais humildes.

Como é que podemos educar os jovens de hoje? Têm-se educado nossos jovens para ser luz para si mesmo ou, no máximo, para seu fechado grupo social. Hoje produzimos milhões de pessoas que vivem a falsidade social. As instituições não têm essa visão de solidariedade, hoje pregam uma solidariedade de disfarçada de mentiras, a política não deveria ser usada em beneficio próprio e nem favorecer um agrupamento de pessoas, mas sim, ter uma visão de comunidade, e que possam fazer em beneficio de uma totalidade.

O mundo está em crise devido ao apego ao poder, é cada um por si, perdemos a visão periférica do irmão que padece ao nosso lado. A política está sendo usada por políticos que não tem compromisso com a verdade e nem com honestidade é só o que vemos o desvio da conduta por parte de alguns políticos, usado de má fé para com os eleitores. Para a sociedade em que vivemos ser honesto é sinal de ser otário e sonhador, não podemos aceitar que ninguém de tire de nós a vontade de mudar o que precisa ser mudado, e fazer por aqueles que realmente precisam.

Consciência moral é agir e pensar deferente é ter os bons valores acima do mau, precisamos nos conscientizar que somos responsáveis, pelo irmão que vive ao nosso lado, agimos de uma forma, como não precisamos do outro para viver. É o que acontece com alguns políticos, só procura os eleitores no tempo das eleições.

O valor de um homem está na aquilo que ele é, na essência do seu ser, ele herdou de Deus a inteligência, a liberdade, à vontade, a sensibilidade, a consciência... Cada um de nós traz nas mãos a inteligência, acima de tudo estar à superioridade da consciência, porque ela é a luz que ilumina e dirige o exercício dos demais talentos. Sem uma consciência reta, uma grande inteligência pode gerar muito mal; sem ela a liberdade deságua na libertinagem e as demais riquezas congênitas no homem podem se corromper. Assim como alguns animais que entraram em extinção, a consciência do homem também está em ruína, porque a humanidade deixou de lado a dúvida, ela tem pouca capacidade de questionar os seus atos.

Boa parte dos políticos pratica de tudo contra a sua consciência, jamais conseguira ser livre de consciência, pois vivera sempre a margem da inconsciência. É muito triste o que, estamos assistidos hoje a destruição da consciência, é de lamentar o homem está esfacelado sua própria consciência. A grande crise da sociedade é a da consciência de cada pessoa, dos governantes e dos governados, em nosso mundo rouba-se, mata-se, corrompe-s, tapeia-se, se prostitui, engana-se... Como se a consciência estivessem morta, se como Deus não existisse.

A decadência da política é culpa daqueles que são incapazes de ver que somos como um barco que navega no grande oceano da vida, para navegar nesse oceano é preciso de instrumentos de navegação, pois sem aparelhamentos náuticos é impossível de navegar. O que é preciso para navegar, no oceano da vida? Primeiro de tudo é necessário uma consciência formada, segundo saber que precisamos ter as nossas âncoras presas em Deus, nenhum homem terá uma consciência formada não estiver ancorada em Deus.

É necessário retornar para nossa consciência, pois podemos correr o risco nos perder no oceano da vida se da sociedade não procurar viver de forma mais simples, esse mundo no qual vivemos não vai mudar, pois cada vez mais vamos viver em uma sociedade gananciosa, aonde alguns que têm poder, fazem de tudo para ter o pobre sobre seus domínios, pois eles não aceitam que uma pessoa simples pense diferente. Sem querer julgar, mas na verdade os que estão fora de padrões da sociedade, como por exemplo, os analfabetos, os pobres, os negros e os índios e até os jovens, não têm direitos de serem ouvidos e nem de reivindicar e de questionar seus direitos de manifestar expressar seus pensamentos. Vivemos em uma sociedade mascarada, com a máscara da democracia, que na verdade está bem longe de ser um país realmente democrático. Democracia não é direito de uma parte da sociedade, mas de todos, não podemos dizer que vivemos em país democrático em quando boa parte da população vive longe dos seus direitos.

Não podemos dizer que somos um país democrático em quando houver as injustiças à ganância ambições e a imoralidade na vida de algumas autoridades estará sofrendo as piores aflições na nossa vida. Em uma sociedade democrática os direitos são iguais. Seu povo é livres, aonde solidariedade faz presença na vida da cada cidadão. Não haverá democracia em nosso país enquanto existir político que não respeita o direito e a consciência do povo, abusa do poder comente os piores crimes que são aquele que tira o direito dos mais pobres, pois quem sabe que têm direitos tira os direitos de quem não sabe, esse é o pior crime.

Enquanto em alguns países sofrem com as guerras e terrorismos, das bombas, aqui sofremos o terrorismos da corrupção, das injustiças dos abusos. É incalculável que são desviados dos cofres públicos, enquanto boa parte da população padece sem educação de qualidade, saúde pública horrível, índice de violência alarmante, as injustiças sociais tomam conta da população mais pobre, todos esses acontecimentos: é por falta de sensibilidade de alguns governantes, que diante disso, não fazem nada.

A justiça só vai realmente existir quando ela atingir primeiros, os que estão na parte superior do poder. Os que deveriam dá testemunho da verdade e de consciência são os primeiro a causar injustiça, quando se aproveitam do poder.

O que é mais incrível; é que muito às vezes já escutei pessoas falar que o nosso país não tem jeito, que a corrupção sempre houve e que conseqüentemente faz parte da cultura do nosso povo. Não podemos aceitar esse pensamento, devemos lutar para mudar essa ideia, e a maneira que temos para mudar essa imaginação, é sendo verdadeiro, testemunhando com a vida, procurando sendo justo, íntegro, honesto, digno honrado. O que é mais triste na política é a falsidade a hipocrisia, é o que mais observamos. É por esses motivos que as pessoas não acreditam nos políticos, pois entre eles é muito difícil existir verdade, pois é um mundo em quê a lealdade não faz parte do vocabulário de alguns deles.

Gilson Cesário
Enviado por Gilson Cesário em 17/09/2013
Código do texto: T4485181
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.