O PEDRALISMO – UM FENÔMENO SOCIAL

Comentando o livro de Durval Lemos Menezes, antes do seu lançamento.

Ricardo De Benedictis

O Historiador, Prof. Durval Lemos Menezes vem se debruçando sobre a história política de Vitória da Conquista, saindo da generalidade dos historiadores que lhe precederam, principalmente do jornalista e historiador Aníbal Lopes Viana, que teve o privilégio de escrever sobre Vitória da Conquista, desde a chegada dos seus fundadores, pontificando as figuras de João Gonçalves da Costa e seu sogro, João da Silva Guimarães. Aníbal Viana se deteve em biografar personalidades e narrar fatos que marcaram a vida sócio/política/econômica de Conquista, desde a sua fundação. Sua obra, HISTÓRIA DE CONQUISTA, em dois volumes, foi construída com monotipos e impressa em máquina tipográfica do autor. O livro de Aníbal é considerado como ‘A Gênesis’ da Bíblia e tem sido de muita valia para pesquisadores e historiadores daqui e de alhures. Depois de Aníbal Viana, o também historiador Mozart Tanajura escreveu a História de Vitória da Conquista, em cujo trabalho aprofundou alguns temas já tratados por Aníbal. É um bom trabalho, que merece a nossa atenção.

Depois de escrever com maestria ‘A CONQUISTA DOS CORONÉIS’, livro que marca época na Bahia neste início de século e sobre o qual já teci alguns comentários quando do lançamento, Durval Lemos Menezes nos presenteia com esta magnífica obra: ‘O Pedralismo – Um Fenômeno Social’, na qual aborda dados biográficos de José Fernandes Pedral Sampaio e dos seus seguidores políticos, bem como sua árvore genealógica, suas origens, os seus mestres políticos e a ‘escola’ que formou, utilizando-se da sua incontestável liderança, sua perspicácia na arte de fazer política e na manifesta vontade de ser mais que um simples conquistense, mas passar para a história como o mais importante líder da sua terra natal. E o melhor: Durval conseguiu publicar seu livro com o homenageado vivo, aos 87 anos de idade, não ficando para a posteridade como uma homenagem póstuma, que nem sempre é fiel ao que o homenageado viveu e fez. Esta obra, o historiador a colocou à disposição de José Pedral que a aprovou.

Desde a Apresentação da obra e o Prefácio do Dr. Ubirajara Brito, que iniciam este compêndio, vê-se a habilidade do autor – na abordagem que faz da sua própria obra ou nos comentários abalizados de Ubirajara Brito, a título de prefácio.

É um trabalho histórico de fôlego, que traz à luz, fatos que nem sempre foram muito esclarecidos, mas que a partir de agora, ficam devidamente chancelados por alguém que foi o principal protagonista da história conquistense, na segunda metade do século XX- início do século XXI, foco desta grande investida do historiador Durval Lemos Menezes. Saliente-se que o documentarista Ricardinho De Benedictis realizou um audiovisual de uma hora de duração sobre José Pedral – ‘PEDRAL – UMA HISTÓRIA DE CONQUISTA’, que merece ser visto pelos interessados na nossa história.

Voltando à obra de Durval Menezes, temos que louvar a sua iniciativa. O autor tem uma narrativa objetiva, de bom gosto e que prende o leitor de início ao fim. E para aqueles que não tiveram ainda a oportunidade de lê-la, há duas formas para que sua leitura seja mais agradável. Ler a obra da primeira à última página ou, se assim preferirem, ler tópico por tópico. Posso assim aconselhar porque o fiz das duas formas. Li tópico por tópico e depois do início ao final e ainda fiquei com aquela necessidade de ler mais, pelo que, sugiro a Durval que comece imediatamente outro projeto. Estaremos na ponta da linha, aguardando.

Parabéns, caro Durval Lemos Menezes.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 08/09/2013
Código do texto: T4472195
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.