A SITUAÇÃO ATUAL E A VERDADE SOBRE O PT

Ouço determinadas pessoas dizerem que o PT fez - neste e por este País - o que nenhum outro partido conseguiu fazer. O Lula afirma que trabalhou como nenhum outro presidente. No entanto, devo afirmar que o Brasil que temos é fruto do trabalho de muitas pessoas. Quem, por exemplo, criou o Banco do Brasil? Não foi o PT. Quem criou a primeira Universidade brasileira? Não foi o PT. Quem acabou com a escravidão no Brasil? Não foi o PT. Quem elaborou as leis trabalhistas? Não foi o PT? Quem criou o salário mínimo? Não foi o PT. Quem construiu Brasília? Não foi o PT. Quem criou o Plano Real? Não foi o PT. O Lula foi contra o Plano Real. Você sabia disso?

Continuo perguntando: quem elaborou a Constituição da República Federativa do Brasil? Não foi o governo do PT. Ah... a Constituição foi elaborada no governo do Sarney. É preciso reconhecer isso. Quem livrou o Brasil do domínio político de Portugal? Não foi o PT. Quem lutou, lá no passado, pela Independência do Brasil? Não foi o PT. Quem iniciou os Programas Sociais? Não foi o PT. Exemplo: Bolsa Alimentação, no governo FHC. O PT fazia críticas ao PSDB por causa das privatizações. O PT, no entanto, continuou privatizando. Exemplos: os Portos e Aeroportos. Portanto, não podemos supervalorizar o PT.

O PT é apenas um partido que encontrou as condições favoráveis para que pudesse realizar o que realizou. Devemos enfatizar também que, ainda hoje, as obras da transposição do Rio São Francisco continuam paradas. Isso significa que muito dinheiro público foi e continua sendo desperdiçado. Muita coisa ainda deve ser feita.

É de fundamental importância que reconheçamos os frutos que estamos colhendo de tudo aquilo que foi plantado por outras gerações e outros presidentes da República do Brasil.

Admiro muito aqueles jovens que estão nas manifestações pela paz, por um bom transporte público e por um novo Brasil e dizem não terem partido. Isso demonstra que eles estão conscientes de que, o fundamental, não é ser adepto de um partido político, mas lutar por um país melhor para todos os brasileiros.

Neste momento em que muitos ânimos se encontram agitados é importante ser maduro o suficiente para analisarmos o que está acontecendo. O mais importante é fazer escolhas que possam mudar a cara do Brasil. É importante, ainda, reconhecer que muitos vãos às ruas seduzidos pelo desejo de apenas fazerem algo diferente, de estarem na mídia, de aparecerem. Eu também sou jovem; jovem de 33 anos, porém sou jovem. Sei o que o jovem sente: desejo do diferente, do novo, do espetacular, do nunca visto, desejo de ser visto, de mudança, desejo de crescer. É claro que muitos sabem o que estão fazendo, o que estão querendo, querem um novo Brasil. Outros, convenhamos, vão às ruas para “causar”, como dizem por aí. Vão às ruas para promoverem desordens e tornar feia a manifestação democrática, na verdade, para se aproveitarem da manifestação democrática.

Devemos reconhecer o avanço promovido pelo Partido dos Trabalhadores. Entretanto, devemos reconhecer a voz do povo que vai às ruas e grita que não podemos mais aguentar a má aplicação do dinheiro público. Por que o Brasil tem, por exemplo, dinheiro para sediar a Copa das Confederações este ano e a Copa do Mundo de 2014, mas não tem dinheiro para melhorar as escolas brasileiras? É certo que uma Copa do Mundo traz recursos para o nosso País. Não obstante, podemos ter uma saúde pública melhor, e não temos. Podemos ter uma educação de qualidade, e não temos. Na verdade, a educação está péssima. Além disso, o número dos viciados em drogas está aumentando. A violência no Brasil está aumentando. Os suicídios entre os jovens também está aumentando. Por quê? É hora de mudar? A decisão é nossa; está em nossas mãos e em nossa consciência crítica.

Diante disso, o que fazer? As manifestações pacíficas são necessárias, são um direito garantido por lei. Porém, em 2014, os brasileiros em idade de votar irão mostrar, realmente, os novos rumos que desejam dar para o nosso Brasil. Nas eleições, temos mais força, mais poder.

O Brasil que teremos será o Brasil que decidiremos ter.

Vamos à luta! Lutemos por uma vida mais digna para todos!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 18/06/2013
Código do texto: T4347754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.