PROTESTOS NO BRASIL: PIZZA DE ABACAXI
Pizza de abacaxi e sem mussarela foi o que entregaram nas assembleias legislativas em várias cidades do Brasil nesta segunda-feira, 17 de junho de 2013. “A farra acabou!” é o que está gritando o povo na cara da politicagem.
Transporte público de péssima qualidade, a saúde na UTI, educação uma das piores do mundo, na segurança não sabemos quem é o bandido e todo dia a roubalheira corre solta nas canetas do superfaturamento. “Vamos fazer como sempre! Samba, carnaval e futebol goela a baixo no povão.” Pensaram eles. Mas não perceberam que o gado não anda tão gado assim. Mais de cem mil hoje no Centro do Rio, sessenta e cinco mil em São Paulo e milhares em várias capitais por todo o país deram o recado: “Ou para a esbórnia ou o país vai parar!”
Em algumas cidades como Rio, São Paulo e Minas Gerais, depois de horas de manifestação no mais profundo sentido democrático, alguns pequenos grupos de vândalos começaram a depredar prédios públicos e privados. Nem ao menos podemos chamá-los anarquistas. Pois nossa educação é tão precária, que nossos vândalos, certamente não fazem a menor ideia do fundamento de democracia; certamente são apenas rebeldes sem causa alguma, que estão ali apenas extirpando seus fracassos pessoais contra vidraças e lixeiras. É o mesmo tipinho que vai em torcidas organizadas com paus e pedras nas mochilas. Mas o que se viu na esmagadora maioria, foi o exercício da democracia como há muito não se via por aqui.
O que começou com protestos contra o aumento das tarifas de ônibus, acabou trazendo à tona, toda a insatisfação política há muito presa na garganta. Cartazes em favor da saúde e educação; contra a violência, camisas e flores brancas deram o tom e mandaram o recado: Chega desta palhaçada! “...Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês. Somos os filhos da revolução, somos o futuro da nação...” E a poesia dos anos 80 se fez mais atual do que nunca hoje. Pizza de abacaxi e sem mussarela foi o que vocês pediram.
Marcos Antoine
Reg. Sated 35202