SALVADOR DE ONTEM E DE HOJE
Durval Carvalhal
Durval Carvalhal
Salvador é uma cidade antiquíssima; é a primeira capital do Brasil, que teve início na Bahia. Sua população vivia placidamente, sem grandes problemas populacionais e de trânsito, até experimentar grande desenvolvimento urbano a partir de 1960, quando se deu a modernização viária da cidade patrimônio cultural da humanidade.
Seus encantos praianos, sua riqueza cultural e outros encantos turísticos têm atraído muita gente para viver ou veranear na primeira capital do País, que tem uma população fixa de aproximadamente três milhões de habitantes e uma população flutuante de quase cinco milhões de pessoas.
Com o irresponsável boom automobilístico do Brasil nos anos recentes, Salvador tornou-se uma cidade travada, imobilizada, com constantes engarrafamentos até em bairros distantes do centro, situação agravada pela violência, poluição, falta de educação generalizada, inexistência de estacionamentos e, até mesmo, de garagens suficientes nas casas e prédios, cujos automóveis ficam guardados nas vias públicos, agudizando mais ainda o problema da mobilização.
Somam-se a isso tudo, a precariedade das sinalizações e das informações nas vias públicas, nem sempre claras e objetivas, atrapalhando os motoristas, deixando-os, às vezes, sem rumo. Basta uma chuva, ou um acidente, ou uma passeata, ou uma greve para Salvador ficar totalmente imobilizada.
Com a Copa das Confederações que se avizinha, vislumbram-se grandes dificuldades para soteropolitanos e visitantes. Em atendimento a exigências da FIFA- Federação Internacional de Futebol, muitas ruas do entorno da Arena Fonte Nova já foram interditadas. Além do mais, inúmeras placas e sinalizações não foram elaboradas conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, cujas letras, muito pequenas, atrapalham o motorista, que só percebe depois de ultrapassar a informação.
Quem dirige da Avenida Paralela em direção a Arena Fonte Nova, não conta com nenhuma placa indicativa; só se sabe que se vai ao Centro e à igreja de Senhor do Bonfim. Se se dirigir à noite, a confusão e dificuldade de se dirigir em Salvador agigantam-se, beirando o suicídio.
Dessa forma, A TRANSALVADOR, que surgiu da fusão entre a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) e a Superintendência de Transportes Públicos (STP), tem muito trabalho pela frente para gerir o sistema de transportes, o trânsito e os estacionamentos públicos, com o fito de melhorar a qualidade de vida na cidade-sede da Região Metropolitana de Salvador.