Liberdade Econômica x Liberdade Individual

Muito fala-se sobre Liberdade Econômica e Liberdade Individual, discutindo-se, entre outros prontos, quais seriam as relações existentes entre ambas. De fato, ambas não são a mesma coisa, como alguns dos mais extremistas liberais tentam defender, mas será que elas são totalmente não relacionadas?

Com toda a certeza, existem diversas relações entra elas. Para ilustrar isso, pense no consumo de maconha - que seria relacionado com a liberdade individual -, ele é proibido, mas essa proibição também acarreta que esse produto não poderá ser vendido, impedindo que o produtor e/ou distribuidor possa atender à vontade do seu cliente.

Além disso, também implica em outros pormenores. Por exemplo, a proibição do uso da maconha requer que alguém fiscalize o consumo - ou mesmo a produção - desse bem. Para esse controle ocorrer, é necessário burocratas, que criem ou modifiquem leis, juízes que decidam até que ponto esta pode ser aplicada, e todo o aparato repressivo - policiais, investigadores e todo o equipamento que estes precisam. E isso tudo é pago, geralmente, com o dinheiro dos impostos, prejudicando assim a liberdade econômica.

Também não podemos nos esquecer que atos que prejudiquem a liberdade econômica também tem seus efeitos sobre a individual. Quando existem regulações que não permitem a você trabalhar durante um determinado período, por exemplo, o governo impede-lhe de escolher por qual você prefere, se ganhar mais, ou ter menos esforço.

Dito isso, nota-se que na realidade há uma única liberdade, "a verdadeira", que pode ser, por motivos didáticos ou políticos, separada em duas vertentes, ramificações. Ambos os conceitos estão fortemente relacionados, embora não sejam a mesma coisa. No entanto, não se pode ser cinquenta por cento livre: ou você é, ou não é.

http://umolharlibertario.blogspot.com.br/2013/04/liberdade-economica-e-liberdade.html

OtavioZ
Enviado por OtavioZ em 25/04/2013
Reeditado em 25/04/2013
Código do texto: T4258070
Classificação de conteúdo: seguro