Todos querem ser presidente do Brasil

De forma prática, eis a corrida presidencial para 2014, segundo a última pesquisa do Datafolha: a presidente Dilma Rousseff tem 58% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece a ex-senadora Marina Silva (ainda sem partido), com 16%. Em terceiro, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 10%. E, em quarto, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 6% das intenções de voto.

Numa análise fria, se fosse hoje, Dilma se reelegeria já no primeiro turno. De acordo com o Ibope, conta com a aprovação de 79% dos brasileiros. A queda do desemprego e o aumento da renda dão o tom de sua campanha.

A segunda colocada, Marina Silva, ainda tenta formar um novo partido, a Rede. Desta forma, sai perdendo na composição de aliados e na estratégia de campanha. O tempo é limitado.

O terceiro colocado, Aécio, é de fato o principal concorrente. Mas não tem o pleno apoio dentro de seu próprio partido e faz um trabalho de oposição no Senado muito criticado, até mesmo pelos tucanos. A principal crítica ao Governo Dilma são os baixos índices do PIB, o pibinho,como chamam.

Eduardo Campos, em quarto lugar, tem pinta de bom moço e já está costurando sua candidatura, embora pareça estar em cima do muro. Seu no me já foi ventilado como potencial vice de Dilma. O PSB, partido do qual também é presidente nacional, faz parte da base aliada governista. Entretanto, tem bom trânsito em todos os partidos. Até o incansável José Serra (PSDB) andou se encontrando com ele. A imprensa imediatamente vislumbrou uma possível aliança,com o Serra vice de Campos. Especulações à parte, o governador de Pernambuco vem ganhando bastante espaço na imprensa e pode dar trabalho à dona Dilma.

Com os quatro presidenciáveis mais robustos, o cenário está montado. Até agora, só Dilma é de fato candidata. Os outros ainda trabalham nos bastidores para angariar aliados e viabilizar uma campanha e uma plataforma convincente. Sem oposição, o PT nada de braçada.

Victor Godoi de Almeida
Enviado por Victor Godoi de Almeida em 03/04/2013
Código do texto: T4222168
Classificação de conteúdo: seguro