SOBRE OS TEMPOS DA DITADURA

SOBRE OS TEMPOS DA DITADURA

Heribaldo de Assis *

Quem elogia os tempos da Ditadura é porque não ama a própria liberdade – uma liberdade que foi alcançada em nosso país graças ao empenho de heróis praticamente anônimos que doaram suas juventudes e suas vidas em prol da libertação do Brasil – um nação que foi escravizada novamente em 31 de março de 1964 – quando iniciou-se no Brasil o Golpe Militar de 64.

Um golpe que resultou em censura, cassação de direitos políticos, prisões de civis e, no mínimo, em 85 mil mortos e desaparecidos e 400 mil torturados. A ditadura militar perdurou até 15 de março de 1985 (durou 21 anos) deixando como legado, além de crimes contra os Direitos Humanos e muita violência, o atraso e o subdesenvolvimento do Brasil – um país que ainda hoje paga pelo desgoverno dos militares durante os sombrios tempos da Ditadura.

Até mesmo a Educação brasileira sofreu um grande declínio – os aloprados da Ditadura aboliram nas escolas brasileiras o ensino de disciplinas como Música, Sociologia e Filosofia (pois ensinavam o aluno a pensar e a questionar).Assim a Educação no Brasil foi alijada de disciplinas fundamentais e essenciais para a formação de seres pensantes – aliás nos tempos da Ditadura o importante era marchar e não pensar...

Em resposta a coerção desse Regime militar – surgiram grupos que rebelaram-se e partiram para a luta armada ( era a esquerda armada do Brasil - que utilizou-se das mesmas estratégias políticas criadas pelos anarquistas espanhóis, portugueses e italianos, que fundaram, no início do século XX, os primeiros sindicatos do Brasil).

Infelizmente a esquerda brasileira adotou algumas táticas violentas para tentar libertar o Brasil da sangrenta mordaça do Regime Militar – alguns condenam a esquerda brasileira por isso, mas pergunto: quem deu o primeiro tiro?Quem cometeu a primeira tortura? Para toda ação existe uma reação e a ação do Regime Militar de 64 foi cruel, desumana e irracional. E se atualmente temos liberdade para criticar ou simplesmente para ler artigos como este é porque vencemos o medo, vencemos a mordaça, vencemos a irracionalidade daqueles que se julgavam aptos para governar um país mas, na verdade, apenas agravaram os problemas nacionais tomando o poder á força.

Em outros países latino-americanos (e até mesmo em Portugal - país europeu) a Ditadura Militar também deixou um nefasto rastro de sangue, lágrimas e atraso – ou seja, se a Ditadura Militar fosse algo bom nenhum país teria lutado contra ela.

Portanto, defender a Ditadura Militar é tentar defender o indefensável – defender a Ditadura é o mesmo que defender a Escravidão dos Negros no Brasil : uma escravidão que também gerou torturas e mortes.Rebelar-se é um ato natural dos que se sentem escravizados, dos que se sentem oprimidos – a luta dos negros assim como a luta da esquerda brasileira em prol da liberdade e da libertação são as mesmas.

Somente alienados são a favor da Ditadura, somente alienados são a favor da censura e se tais pessoas existem no Brasil é porque a Ditadura Militar conseguiu parte do seu intento: impedir o povo brasileiro de pensar...

*Escritor, filósofo, poeta, compositor, redator-publicitário e Licenciado em Letras pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz.E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 29/03/2013
Reeditado em 01/11/2018
Código do texto: T4212970
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.