Nova forma de Tortura persiste no Brasil....
Todos nós, que somos minimamente informados sobre o histórico do processo politico no Brasil, (A FRUSTRAÇÃO EM PROCESSOS DE ANISTIA TORNAM-SE NOVA FORMA DE TORTURA), sabemos perfeitamente que o nosso Brasil viveu poucas experiências democráticas de fato.
Do Descobrimento em 1500 até a Lei Aurea e libertação parcial da Escravidão o Brasil era uma Colônia, depois Reino Unido e posteriormente uma República de Generais e Coronéis. Durante o Estado Novo de Vargas o Brasil viveu um fascismo tupiniquim de 1937 a 1945, após breve tentativa democrática voltamos a conviver com a Ditadura de 1964 até 1988, sim até esta data, uma vez que todos os aparatos de informações e repressão não foram simplesmente desativados com a saída do ultimo General," o intelectual" João Batista Figueiredo. Na verdade, entendo hoje que os ditadores brasileiros geraram em seu “ventre de maldades” um verdadeiro “Ovo da Serpente”, na verdade geraram com sua omissão ou culpa dirigentes públicos e políticos espertalhões que vieram da Ditadura, fizeram uma nova maquiagem, mudaram discursos e continuaram mandando no Brasil, permitindo a existência de uma oposição que apenas daria aparência de democracia e poderiam fazer alguns discursos que na pratica não levariam a grandes mudanças na estrutura social e na concepção cultural do povo.
Alguns tutores do Estado da ditadura foram deixados como disciplinadores e orientadores dentro da complexa estrutura de poder, Congressistas como José Sarney, Maluf e Delfim Neto, são amostras Vips desse Status Quo Pós-Ditadura.
A nossa pouca convivência com Democracia de fato, nos remete a situações esdrúxulas, como foi o caso do Mensalão onde um politico em tese conservador, fez o papel de radical xiita e entregou ex-guerrilheiros e socialistas metidos num esquemão de corrupção, que segundo “eles mesmos” e o Lula disseram publicamente:” sempre existiram essas coisas”, como sabiam se antes não era poder?
As verdadeiras vítimas da Ditadura de 64 a 88 acreditaram no processo de Democratização e Liberdades, acreditaram na Lei de Anistia, pois não sabiam que essa
lei serviria apenas a poucos “escolhidos”, fizeram alegremente os seus requerimentos, tentando reconstruir suas vidas semidestruídas por mais de vinte anos de perseguições, torturas, prisões e cassações...
O Resultado é que quase trinta anos após as torturas, prisões e cassações que resistiram até a era Collor com milhares de demissões e cassações, milhares de cidadãos morrem aos poucos e muitos já perderam a fé e a esperança em serem anistiados, até porque foram vitimas de fato, mas não são, digamos assim: Ungidos pelos novos donos do poder no Brasil... Assim, a tortura psicológica e o drama desses brasileiros e brasileiros, como diria o Sarney: Continuam como nova forma de Opressão e tortura psicológica em cidadãos proibidos na prática de retomar a sua vida normal, o seu trabalho digno ou aposentadoria a que tem direito e viver a sua vida como um Cidadãos de Fato.
Essa é uma das realidades dessa forma de Democracia construída no Brasil a partir de Ditaduras e seus herdeiros políticos. Muitos, ainda se passam e pousam de progressistas, até porque: grande parte da população nem sequer sabe o que isso significa.