Imagem de um e-mail da Lu H.




ESCOLHAM SEU PARTIDO* (OU ESPELUNCA)**

 
 
     Literalmente ‘partidos’, esbandalhados, aos farrapos, assim é que são, nesta pátria brasileira, os nossos atuais partidos políticos. Em geral, com honrosa uma ou outra exceção, conglomerados de oportunistas, advogando sempre em causa própria. Igrejinhas, panelinhas, na sua grande maioria.
 
      A desgraça deu-se, no País, a partir do desditoso golpe militar de 1964. Antes mandavam a UDN, das velhas oligarquias, o PDS e o PTB, este o lidimamente getulista, não essa facção do pressuposto trabalhismo atual, que nem se sabe o que é.
 
      Em princípio, por índole e opção pessoal, namoro politicamente qualquer sigla que se diga de esquerda. Mas, não me supondo papagaio de pirata, boto as barbas de molho e também lentes de lince para cada qual dessas siglas, posto que nenhum partido se nos apresente imune do oportunismo virulento dos trânsfugas e débeis caça-votos da União.
 
      Na seara dos partidos legais, com registro nas instâncias superiores, fui filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o velho e incipiente pedaço menos safado que sobraria da ditadura, liderado pelo Dr. Ulisses Guimarães, e que geraria o hoje PMDB.
 
      Lá mais tarde, quando da anistia que também beneficiou os torturadores, assinei ata de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Aí não fiquei, pois, no capítulo das “Diretas, já”, o mesmo PT do Lula malufou e eu pulei fora.
 
      Como simpatizante e até partícipe de organizações de esquerda, não vou contar, aqui não vem ao caso, quero mesmo é dizer que toda essa partidolândia brasileira (terra dos partidos ou espeluncas?) é mais furada que o bom queijinho de Minas.
 
      Um país que possui três dezenas de espeluncas partidárias, ou mais, não pode ser levado na devida conta da seriedade. Temos, entre mortos e feridos – tive o trabalho de contabilizar – trinta e tantas siglas, sendo que algumas poucas mudaram de nome para continuar a burlar idiotas. O atual DEM, por exemplo, já foi de pulga a carrapato. Vem lá da ditadura e se travestia, a não tão distante quadra, de Partido da Frente Liberal (PFL). O mais enganador de todas as espeluncas partidárias.
 
      Não falarei a seguir da infinidade de partidos, mais à esquerda, que atuaram clandestinamente à época das ditaduras Vargas e “quartelada de 1º de abril”. Esses "nanicos", ou pequenas siglas de esquerda, ficam para outra oportunidade.
 
      Agora vejam a desgraceira, a infinidade de partidos políticos dos nossos dias, todos literalmente “partidos”, arrebentados, cheios de grupelhos e facções internas, uns se comendo aos outros, na maior antropofagia da História do Brasil. Pode lhes parecer maçante, mas vou citar as espeluncas partidárias, uma a uma, em ordem alfabética. Em havendo erro de minha parte, fica tudo em aberto para quaisquer correções ou possíveis omissões. E lá vou eu...
 
1- DEMOCRATAS, o DEM. [Comecemos o rol com o que há de pior. Deus nos livre deste um, sigla que vem das panelas da ditadura. Vem da Aliança Renovadora Nacional (ui, a ARENA!), depois Partido da Frente Liberal (ver abaixo), tudo gente do covil mais espúrio, entreguistas e reacionários. Lídimo filhote da direita mais burra que já se viu neste orbe terreal brasileiro].

2- PARTIDO DOS APOSENTADOS DA NAÇÃO, PAN.

3- PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO, PCB. (Gosto deste baluarte, uma cidadela de resistência, já pela história marcante e pioneira, lá desde Astrogildo Pereira, o intelectual machadiano cuja biblioteca a ditadura devastou, no Rio, Luís Carlos Prestes e Olga Benário Prestes. Apesar de o morubixaba do PPS ter decretado o seu final. Felizmente ainda safreja, sobrevive na lista dos partidos, não obstante o mau augúrio do Mr. Roberto Freire).

4- PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL, PC do B. (Não fosse, nos dias de hoje, um gato escaldado, sentaria praça neste um, que tem história de lutas, martírios e heroísmos. Homenagens perenes ao comandante João Amazonas, lá no Além).

5- PARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA, PCO.

6- PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA, PDT. (Fundado por um homem direito, Leonel de Moura Brizola, hoje partido, com exceções, infestado de oportunistas).

7- PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (natimorto), PFL. (Uma das geringonças mais inúteis e xeretas, já engendradas neste País. Patota reacionária, direitista, parida da tristemente ARENA, o antro onde se amoitaram os homens que comandaram o golpe de Estado brasileiro, em 64. Espelunca extinta, atualmente se diz DEMOCRATAS, e aqui tem registro unicamente como vestígio de uma repugnância nacional).

8- PARTIDO GERAL DOS TRABALHADORES, PGT.

9- PARTIDO HUMANISTA DA SOLIDARIEDADE, PHS.

10- PARTIDO LIBERAL, PL. (Este emborcou, virou sei lá o quê. Ver Partido da República, do capitalista José Alencar).

11- PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO, PMDB. [Histórico, com lutas cívicas ao tempo de Ulisses e Tancredo. Hoje algo tão doidinho que abocanha tudo (até a vice-presidência da República), mas zero poder de mando. Panela fadada a nunca governar o País. E para a saúde geral da Nação].

12- PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL, PMN. Ver 2ª nota de rodapé.

13- PARTIDO PÁTRIA LIVRE, PPL. (Ainda não captei quem é o dono, mas este tem cheiro da direita mal-amada).

14- PARTIDO POPULAR SOCIALISTA, PPS. (Este quis engabelar o glorioso PCB, declarando-o até como extinto. Feudo particular do morubixaba pernambucano Roberto Freire, que se autoproclama ‘comunista’. De araque!).  Ver 2ª nota de rodapé.

15- PARTIDO PROGRESSISTA, PP. [Como o PFL, oriundo diretamente da ditadura. Amoitou o que havia de mais retrógrado e reacionário no País. Só para citar alguns morubixabas: Paulo Maluf, Esperidião Amin, Roberto Campos e Delfim Netto. Vejam a trajetória tristemente feita por este amontoado de direitistas: para ser o atual PP malufista, ele vem da Aliança Renovadora Nacional (aff, a Arena), que mudou em Partido Progressista Reformador (PPR), depois em Partido Progressista Brasileiro (PPB, ver abaixo)].

16- PARTIDO PROGRESSISTA BRASILEIRO, PPB. [Trânsfuga, vindo lá da ditadura, mudou de nome como quem mudava de cuecas, desaguando hoje no atual Partido Progressista (PP). Também, do Sr. Paulo Maluf, o dono!].

17- PARTIDO DA REPÚBLICA, PR. (Ex-Prona, depois PL).

18- PARTIDO DA RECONSTRUÇÃO NACIONAL, PRN (Ver PTC, abaixo).

19- PARTIDO DE REEDIFICAÇÃO DA ORDEM NACIONAL, PRONA. (Oba, este do falecido e polêmico Dr. Enéas Ferreira Carneiro, ainda existe? Será que da “ordem” temperada na panela do fascismo?).

20- PARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA, PRP.

21- PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO, PRTB. (Renovador de quê, das finanças internas?).

22- PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO, PSB. (Proposta inicial realmente socialista. De gente de cepa, como Oscar Niemeyer (RJ), Miguel Arraes (CE/PE) e Jáder de Carvalho (CE), aos quais tiro o chapéu, aos três, sem remorso nenhum. Hoje partido ‘partido’; um saco de gatos, amoitando ainda todo tipo de grilos, lacraias, cobras e lagartos).

23- PARTIDO SOCIAL CRISTÃO, PSC. (Figuras amorfas tanto se modificam que nem se sabe se ainda existem, saco de gatos para inglês ver).

24- PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO, PSD. (Nome à moda antiga, sem expressão, apenas mais uma espelunca).

25- PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA, PSDB. (Grupelho que se fez razoavelmente numeroso e barulhento, saído das vísceras do PMDB. Governou o Brasil por dois mandatos, na pessoa do entreguista Fernando Henrique Cardoso, o chefe da privataria que assolou o País, loteando-o, leiloando-o e passando nos cobres o patrimônio nacional. Vade retro, satanás!).  

26- PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO, PSDC. (Antigo PDC, ainda será cristão?).

27- PARTIDO SOCIAL LIBERAL, PSL.

28- PARTIDO DA SOLIDARIEDADE NACIONAL, PSN.

29- PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE, PSOL.

30- PARTIDO SOCIAL TRABALHISTA, PST.

31- PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO, PSTU. (Antigo PRT).

32- PARTIDO DOS TRABALHADORES, PT. (Esquerda, mas nem tanto, com a rapadura do poder na mão, prometendo virar oligarquia, ad seculorum).

33- PARTIDO TRABALHISTA BRSILEIRO, PTB. (Vem lá de Getúlio, via falecida Dona Ivete Vargas, hoje na mão daquele doidinho que denunciou o “Mensalão”, Roberto Jeferson, mas na coisa feia metido até o cocuruto).

34- PARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO, PTC. [Antigo Partido da Juventude (PJ), depois renomeado PRN (ver acima)].

35- PARTIDO TRABALHISTA DO BRASIL, PT do B.

36- PARTIDO TRABALHISTA NACIONAL, PTN.

37- PARTIDO VERDE, PV. (Esquerda, mas nem tanto).

38- REDE SUSTENTABILIDADE, REDE. (Da Marina Silva, quentinho e saído da fornada, voltado para a preservação da Natureza).
 
      Pronto!... Agora escolham, aí, a sua espelunca partidária. Há quitutes para todos os paladares. Há muito trabalhismo, liberalismo, democracia e socialismo. Entre eles, no entanto, alguma coisa se aproveita, senão vocês e eu não sairíamos de casa, tempos em tempos, para irmos votar. Mas a grande parte da banha, lata de lixo.

         Se de alguns partidos ou espeluncas nada comentei, é porque, tão desfigurados e anímicos, nem para se lhes bater de rebenque vale a pena, que me iria doer na mão.
 

      Não desejo para ninguém o bipartidarismo dos ianques, pulhas que defecam regras para o mundo inteiro. Mas trinta e tantos partidos, aqui, neste nosso cenário eleitoral, é uma desgraceira abominável. Dose para elefante.

      Algo vai ter que ficar como
espelunca. E quem se atreve a ir, no Congresso, a uma reforma partidária. Duvido que algum mané daqueles, cheio de empáfia, direitos, blindagens e inoperância, sempre na defesa do individual, corra dentro e se atreva.
 
Fort., 21/03/2013.

- - - - - -
(*) Se, por acaso, alguém der com alguma incorreção na citação das siglas partidárias, por favor, entrem em contato, que, além de agradecer, prontamente repararei o erro. Obrigado.

(**) Atualmente (abril de 2013) o PPS e o PMN estão em processo de fusão, resultando daí uma nova sigla partidária na já infindável lista que existe no Brasil. É o Partido da Mobilização Democrática, que, o seu cacique principal, Roberto Freire, chama de MD. Ou seja, mais uma espelunca para atenazar a paciência nacional.

Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 21/03/2013
Reeditado em 18/04/2013
Código do texto: T4200396
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.