Yoani Sánchez

Esta semana foi bem movimentada no cenário político brasileiro, pois tivemos a ilustre visita da blogueira cubana Yoani.

Para quem ainda não sabe, Yoani é a guerreira solitária que brada no deserto, impulsionada a garantir o direito à liberdade de expressão. Pena que ela não foi recepcionada como deveria.

Feio foram os atos que manifestantes de dois partidos políticos praticaram, quando vaiaram-na, exaltando sua repulsa às ideias da valente e destemida Yoani.

Lastimável!

Num Brasil que se diz "Democrático", manifestantes pisaram na bola. Foram deselegantes, mal educados e seus atos deixaram patentes aos olhos de qualquer leigo que eles estão bem distantes daquilo que pregam nos palanques em período eleitoreiro com relação à manifestação de pensamento.

Manifestar o pensamento é um ato de libertade. As pessoas são livres para discordarem de algum assunto ou atitude. Este é o verdadeiro sabor da vida.

A opressão é de nenhuma serventia. Isto já está mais que saturado na nossa sociedade mundial hodierna.

Parece ultrapassado o que vou fazer menção a seguir, mas Voltaire já pregava a seguinte sabedoria: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las".

Que nossos representantes partidários tenham a sensibilidade de despertarem para um sentimento chamado altruísmo e que ponham em prática os gestos por tantos esquecidos, denominados: gentileza, receptivade e educação.

Dessa forma, acredito que o Brasil será verdadeiramente um país em desenvolvimento (pelo menos cultural). E isto já é suficiente.

Fátima Burégio
Enviado por Fátima Burégio em 23/02/2013
Código do texto: T4155325
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.