O Poder e sua Sedução
Refletindo sobre o momento político em que o país onde vivo está passando surge em minha mente uma ponderação mais abrangente e dialética acerca da sedução que esse poder exerce nas pessoas.
Assim, percebo o poder como árduo e sedutor:
Governo,autoridade,força,domínio-nas mãos de quem governa,e em meio a tudo isso surgem lutas,sofrimentos,incompreensões,calúnias,traições,que exigem boa tática,reflexão madura e sábia prudência.
Raros são aqueles que,no exercício do poder,não se desmandam em atitudes censuráveis e,não se tornam corruptos,arbitrários,esquecídos de deveres e promessas feitas em campanhas eleitorais.
O poder atrai o fascínio das massas,desperta a ambição da classe aristocrática,provoca a perfídia dos difamadores,interesse dos arrivistas,estimula a revolta dos prejudicados,e também assusta os fracos,atemoriza os tímidos,afugenta os indecisos,os covardes.Sobrevivem nessa esfera apenas os mais fortes,renhidos nas lutas necessárias.
O poder envaidece quem governa,induzindo ao abuso de autoridade,'excesso de poder',encobrindo tanta improbidade.Talvez por isso é que diz o provérbio popular-" Se queres conhecer o vilão, mete-lhe a vara na mão".
Entretanto,o poder implica dever que, nas mãos de incompetentes,constitui grande mal à coletividade,nas dos inescrupulosos,desmoronamento administrativo,nas de políticos revoltosos,perturbação e insegurança do bem comum,nas dos ditadores,menosprezo ao direito,nas dos bons governantes(cada vez mais raros serem identificados),a paz,o progresso e a melhoria das condições de vida de cada cidadão.
É ainda obrigação,de cumprir e fazer respeitar as leis,cuidar do bom andamento da administração pública,atender as necessidades do povo.Pensando bem isto é um pesado encargo e,se considerado em todos os seus aspectos práticos não é que parece assim tão sedutor.
Os assaltantes do poder constituem a cáfila dos exploradores do povo.Homens sem Deus,sem princípios,sem moral.Vencem pela audácia,demagogia astuta,e em muitas vezes até pelo crime.Ignoram o que seja responsabilidade e compromisso com quem deles ingenuamente confiou.
Contudo, não posso não pensar que esses maus governantes e políticos desonestos um dia terão que acertar suas contas e pagar por seus erros também.