O PT NA NOVELA DA GLOBO
Durval carvalhal
Durval carvalhal
Enquanto há uma guerra declarada de certos militantes e jornalistas cegamente presos ao poder central contra a grande imprensa, apelidada de PIG-Partido da Imprensa Golpista, a novela Salve Jorge da Globo de sábado, dois de fevereiro de 2013, no início da quarta e última parte, por trás de uma cena romântica, apresenta um militante de boina na cabeça, empunhando uma bandeira vermelha com estrela branca, marca registrada do Partido dos Trabalhadores, sem nenhum sentido, caracterizando o que se chama de propaganda subliminar.
http://www.g1novelas.com/2013/02/salve-jorge-02-02-2013-sabado-cap-90.htm
No capitalismo, interessa às organizações o lucro, sua razão de ser, sem a qual, elas não sobrevivem:
“As empresas brasileiras foram as que mais lucraram no terceiro trimestre em toda a América Latina. Segundo estudo da consultoria Economática, os brasileiros responderam por 12 dos 20 maiores lucros de companhias abertas da região. Os setores de siderurgia e mineração foram os destaques. Entre as 20 empresas listadas (#tabela), metade atua nestes ramos de atividade. No ano passado, os destaques foram os setores de telecomunicações e bancário”.(http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/n0079561).
Dessa forma, por que razão o tal do PIG pretenderia contrapor-se ao atual governo brasileiro, se elas vão muito bem? Muito pelo contrário. A lógica é manter o status quo. A prova é que a globo oficial votou em Dilma:
“Ao fim de seu almoço para Dilma Rousseff, cercada pela imprensa por todos os lados, Lily Marinho respondeu ao repórter que lhe perguntou se também fará almoços para os demais candidatos: "Não, só para ela!". Naquele momento, tive a certeza de que Dilma havia conquistado mais um voto. http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/dilma-no-almoco-de-lily-marinho).
Subliminar é a arte da persuasão inconsciente; é o que está abaixo do limiar; o ser humano capta inconscientemente mensagens e estímulos fracos; mas, o subconsciente percebe, interpreta e guarda a mensagem, apesar do pouco tempo de exposição; todavia, a mensagem influencia as vontades, as escolhas, as atitudes, as preferências; entra na mente como um vírus.
As propagandas subliminares podem ser veiculadas nos canais de comunicação como TV, rádio, cinema, histórias em quadrinhos, revistas, vídeo games, músicas, jornal, teatro, outdoors, embalagens, vitrines, bonecas; e ferem a liberdade de a pessoa fazer uma escolha livre, maculando o seu livre arbítrio.
E diante de tantas evidências, a cantilena sobre o PIG continuará dando IBOPE, e a vida continua.