VAMOS CELEBRAR A IMPUNIDADE?

"A impunidade é segura, quando a cumplicidade é geral."

Marquês de Maricá

O abuso de poder no Brasil já não mais me surpreende, sobretudo a deformidade gradual da consciência moral e a ética. Sabe-se lá o que se passa na cabeça dos homens que se vangloriam da imunidade, e se julgam desta forma, os debochados “intocáveis?”

Ora, sou radical, pois aquele que rouba o meu queijo e envenena o meu pão, não merece perdão. Que país é esse? Onde a ambição desperta a loucura pelo “dinheiro fácil” e contamina a boa política transformando-a num "oásis" de subversão e da ausência total de compromisso?

Que nação deixa imperar esta prática imoral e, principalmente, no que repreendo em face da inexistência inequívoca de “amor próprio” e da fé em Deus, enquanto Ser Supremo e Absoluto?

Pense como isto é vivenciado nos municípios com tantas mazelas, governados por demagogos, semianalfabetos e arrogantes políticos. Onde a dilapidação do erário público e os atos visíveis de corrupção resultam na triste e incoerente realidade, culminando, pois, numa revolta geral, apenas o silêncio dos que são oprimidos.

O pior é saber que esta maldita corrupção prolifera como um câncer, comprometendo, escravizando, machucando e, sobretudo, sepultando valores imprescindíveis e aquilo que se tem enquanto fundamento maior: DIGNIDADE!

A corrupção corrói abruptamente o autêntico sentimento de cidadãos e cidadãs, trabalhadores e trabalhadoras incansáveis e, que já estão se acostumando infelizmente com as mesmas e diuturnas dificuldades enfrentadas.

São vítimas indefesas da hipocrisia, do descaso e do "populismo" intransigente neste "holocausto" velado, cujos “campos de concentração” se espalham através dos bolsões de miséria por todo o país, onde o povo se mantém refém consentido.

E alguns poucos, quando o assunto é a malversação do dinheiro público, estranhamente admitem e tentam inutilmente renegar, com frases de efeito, como: “Tem dinheiro na parada e não vai dar em nada!” Aliás, eleitor é pra isso mesmo, "nois usa e abusa e tá tudo certo!"

Enquanto milhares que mamam nas tetas de governos seja este federal, estadual ou municipal, desabafam: “Ó coitado!”, o “homi” foi injustiçado minha gente e, somente serviu como “boi de piranha”.

E ainda, os mais afoitos vociferam: “São falácias e intrigas da oposição!” O fulano é inocente até debaixo d'água (se ficar por alguns segundos, certamente se afoga).

Mas, o triste mesmo é ouvir aquele famoso e quão peculiar jargão do “rouba, mas faz!”. Isto me soa de forma repugnante, pejorativa, dado ao inexpressivo momento em que vivemos.

Como se tudo que um administrador tenha por obrigação fazer, não seja nada mais que o sentido do próprio mandato outorgado legitimamente através do voto do eleitor, numa quão expressiva e tocante responsabilidade, uma nobre e pujante missão.

Imperativo e ideologicamente necessário entendermos que “políticos passam e nações sobrevivem” e, os algozes do presente serão condenados num futuro bem próximo.

Isto não soa apenas como uma afirmação, mas justamente o que se entende quando alguém se porta de maneira sórdida, sagaz e inescrupulosa. É a lei natural da vida, do “dê e receberás”, na mesma proporção, medida e intensidade.

Pirapora/Mg, 05/02/13