Já basta de corrupção !
A corrupção parece fazer parte do imaginário brasileiro. É comum ouvir as pessoas discutirem a roubalheira como se fizesse parte do trabalho dos eleitos. Na realidade, o famoso jeitinho brasileiro também pode ser considerado uma forma de tentar corromper o outro, pois quem o pratica sempre está tentando levar alguma vantagem.
Tentar ser um honesto no meio da podridão que é o atual cenário político brasileiro virou uma piada. Alguns até chegam ao Planalto Central carregando suas bandeiras de valores e princípios, mas no primeiro vento elas são derrubadas, mostrando que as coisas não funcionam conforme a lei. Até o mais recente palhaço eleito, o Tiririca, que chegou à Brasília em fevereiro do ano passado, já admitiu que pretende abandonar a política por conta das dificuldades que encontrou para se adaptar, alegando que dentro da Câmara existem “outros interesses”.
Pode ser que a corrupção aconteça nos quatro cantos do mundo, mas é certo que o Brasil se destaca pela impunidade, que já se tornou sua vergonhosa característica. O jornalista norte americano Larry Rohter disse que “as várias e múltiplas formas que a corrupção assumiu no Brasil tornaram-se um câncer que enfraqueceu o corpo político e a fé dos brasileiros”. Sem duvidas, saber que quem comete esse tipo de crime não sofrerá punição, aumenta a deturpação, incentivando a farra dos políticos.
O caso de suborno mais popular e famoso dos últimos anos - vulgo mensalão - começou a ser julgado esse ano, sete anos após seu acontecimento. Pode-se dizer que o acontecimento está abrindo portas para uma nova perspectiva de mudança nas leis vigentes e a sociedade espera ansiosamente que esse caso não termine em “pizza” como tantos outros.
A política brasileira está sempre se reinventando e se reacomodando, as figuras publicas reaparecem em novas roupagens e com a mesma filosofia que acaba no corrompimento das leis e das pessoas. É hora de a população ver os escândalos na TV e ficarem indignados, chega de dizer “Tudo bem, as coisas podiam ser piores”, vamos nos levantar do sofá e dizer ‘As coisas têm que melhorar”, pois o povo brasileiro não merece nada menos que o melhor.