ARTIGO – O que é isso senador?!
 

ARTIGO – O que é isso senador?! – 01.11.2012
 

          Cheguei bem no finzinho da fala do senador do PDT, Cristovam Buarque, eleito por Brasília, aquele mesmo que fora fervoroso integrante do PT e que andou sendo ameaçado de expulsão, em face de discordâncias internas com a cúpula de então. Pra ser mais correto, isso ocorreu às 15.10 horas de hoje, pelo meu relógio, claro. Quero logo dizer que ele é pernambucano, como eu, mas eu não tenho obrigação de lhe fazer elogios.
 
          Na oportunidade, estava ele saindo de um aparte que concedera a uma senadora, doutora Ana Amélia, PP - RS, a respeito de acusação e defesa de criminosos, de massacres, tanto o barulhento como o silencioso.
 
          Causou-me surpresa, todavia, o posicionamento de Sua Excelência, quando disse alto e bom som que alguns do povo estão se revoltando contra o nosso Supremo Tribunal Federal, a propósito do julgamento do “Mensalão”, dando a entender que essa Corte Suprema estaria massacrando os réus do processo penal nº 470 ao condenar até mesmo com pena de reclusão alguns dos elementos que foram julgados. Seria assim como uma revolta, que poderia até ter efeitos catastróficos, do que discordo frontalmente.

          Esse foi o meu entendimento do pouco que ouvi e vi, mas nunca tive a curiosidade de gravar essas reuniões do senado, até mesmo porque nada nos traz de novidades, salvo os péssimos discursos com erros primários da nossa língua pátria. São erros mesmos, muito piores do que àqueles que cometo aqui de vez em quando. A cada legislatura que se passa diminui e muito a preparação cultural de nossos representantes na maior casa de leis do país.
 
          Fora muito evasivo, pois acho que em sabendo da formação de grupos de descontentes com o STF deveria, como parlamentar que jurou cumprir a Constituição, dizer quem e quais são essas “gangues” que supostamente estariam se formando. Mas como aqui no país os políticos com mandato têm a tribuna livre para dizer o que quiserem não adianta tentar adivinhar de onde viriam essas facções. Uma coisa eu digo: As palavras do eminente homem público vieram à tona depois dos depoimentos do Marcos Valério, após haver implorado os benefícios da “Delação premiada”, prevista nos nossos códigos penais, que aparentemente fora aceita pelo Ministério Público Federal.
 
          A respeito da delação, que me permitam os entendidos, é claro que o beneficiário só a pleiteia quando já está com sua condenação fixada ou presumida, porquanto pedir antes seria o mesmo que confessar os delitos, e aí então esse processo abrangeria muito mais pessoas e entidades, como por exemplo, o Banco Central, o Banco do Brasil, alguns ministérios e mesmo algumas outras autoridades de peso na nossa república tão lodosa e marcada por escândalos os mais diversos. Até porque uma entidade pessoa jurídica só comete crime através de seus dirigentes e funcionários.
 
          Fico por aqui, pois não quero mais me alongar nesse assunto que já está me causando asco, vergonha, impaciência e até a descrença de que esses condenados vão cumprir as penas fixadas. Talvez se faça necessário que as autoridades mandem buscá-los debaixo de vara... Mas uma coisa é certa: Se o doutor José Dirceu tivesse a dosimetria de sua pena fixada, decerto o Haddad não se elegesse prefeito de São Paulo, apesar de o Serra ser muito ruim de voto.
 
Ansilgus
ansilgus
Enviado por ansilgus em 01/11/2012
Reeditado em 03/11/2012
Código do texto: T3963873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.