ARTIGO – Política – Rápidas Pinceladas
 

ARTIGO – POLÍTICA – Rápidas Pinceladas – 29.10.2012
 
          
Eu julgava que quando um político ou qualquer cidadão do mal tivesse seu mandato cassado ficaria no mínimo oito anos sem  direitos políticos, sem exercê-los, o que significava perder a posição, deixar de concorrer em futuras eleições e também não participar ativamente de campanhas políticas a favor ou contra candidatos de partido A ou B, por igual prazo, se maior não fosse a penalidade imposta pela justiça.
 
          Pelo menos era o que eu entendia da nossa “colcha de retalhos”, cujo apelido é Constituição. Creio até que a brasileira é a maior entre todos os países da terra, sim porque no céu nada é por escrito, quem manda mesmo é o Mestre maior.
 
          Ando desesperançado com a política nacional, ou melhor, com os três poderes da nossa republiqueta de meia tigela. Então um sujeito é cassado pelos seus pares, deputados federais, por oito anos, perdendo assim nesse prazo seus direitos políticos, mas se desincumbe airosamente e tem papel fundamental no apoio de candidatos de seu partido político, até mesmo em palanques, na mídia e na imprensa de um modo geral. Que país é esse? Quem é o encarregado de fazer cumprir a pena? Com certeza eu não sou e nunca o serei.
 
          Refiro-me, desta feita, ao inigualável doutor José Dirceu, que tem se mostrado como o político de maior desenvoltura neste Brasil desmoralizado em todos os poderes nacionais, uns com desempenho apenas razoável, como é o caso do nosso STF que, por alguns dos seus vários representantes procurou deixar uma mensagem de que ainda existe lei nesta aldeia, entendimento que não recebeu o apoio de alguns, que até pareciam ser advogados de defesa dos réus constantes do processo. Aliás, disso já falara o doutor Joaquim Barbosa, relator do processo. Imagine a correria que seria imposta a esses pobre ministros, isso no caso de terem pegado pra valer o “Chefe da Quadrilha”, mas esse escapuliu com todas as honras de um significativo “ET”. O ex-parlamentar Dirceu muito se parece, nos atos, com o doutor Silvana, antigo algoz do Capitão Marvel.
 
          Contaram-me, à boca miúda, que no dia do julgamento do Dirceu pela Câmara dos Deputados, cara a cara com o Roberto Jefferson (este que denunciou o “mensalão”, e que deveria ser até absolvido dos crimes, como o fora o Silvinho, tesoureiro do PT, e o Luiz Guchiquem, que chegou a ser ministro das Comunicações). Ainda não entendi essas benesses, até por que não foram explicadas.
 
          Veja o que ocorrera, segundo pesquisa por mim realizada no GOOGLE:
 
Dirceu fora agredido:
          Na tarde do dia 29 de novembro de 2005, Yves Hublet estava em uns dos corredores da Câmara dos Deputados Federais em Brasília, distribuíndo livros infantis em salas, quando viu o ex-ministro da Casa Civil e deputado federal José Dirceu sendo entrevistado na imprensa sobre o dia da véspera em que a Câmara deveria cassar o mandato por estar envolvido no Mensalão. Depois do Dirceu dar risadas sobre o caso, Yves Hublet, revoltado com isso, se aproximou e levantou a bengala, bateu três vezes no Dirceu (duas na cabeça e uma nas costas). A agressão foi flagrada por todas redes de televisões do país. A da casa também flagou.
 
          Yves Hublet foi preso na hora pela Polícia da Câmara e levado à Polícia Militar e José Dirceu registrou o boletim de ocorrência contra o escritor por agressão.
 
          Na noite, o caso da agressão teve repecussão nacional e manchete em telejornais e capas de jornais no dia seguinte.
 
          Na noite do dia 30 de novembro de 2003 a Câmara iniciou o processo de cassação do mandato, o que ocorreu no início da madrugada, em primeiro de dezembro, que cassou os direitos políticos de Dirceu por  oito anos.
 
Depois da agressão:
          O então deputado cassado e ex-ministro o ex-ministro José Dirceu tentou processar o escritor por duas vezes por causa da agressão, mas a Justiça considerou os pedidos improcedentes. Penso até que esse ciddadão deveria receber um prémio de honra ao mérito por ser contrário a uma pessoa que somente mal fizera a este país,inclusive querendo tomar o poder a força, metido em organizações esquerdistas e poderosas, armadas, que até andaram praticando crimes de roubo a banco, sequestro, compra de armas ilegais. Quando se viu que nada disso era preciso, pois ganharam nas urnas numa eleição em que derrubou as fracas múmas do poder.
 
          Após o episódio da agressão, o cidadão Ives Hublet oi solto e até deu entrevistas  à imprensa, mas com medo de morrer mudou-se para a Bélgica, pois possuía dupla cidadania. No final do ano de 2005 ele tinha uma propriedade pequena em Chaleroi.
 
Volta ao Brasil:
          ”Voltou em maio último para Curitiba a fim de tratar de um livro a ser publicado por minha editora e para tratar de papéis de um casamento anterior, pois pretendia se casar novamente na Europa”, revela seu editor e amigo cujo nome não me vem à cabeça neste momento.

          Porém, foi recolhido preso pela Polícia Federal ao descer do avião em Brasília, tendo ficado incomunicável. No presídio teria adoecido e foi hospitalizado, sob escolta. Alegou-se que estava com câncer. Uma ex-namorada de Curitiba de nome Solange foi quem recebeu telefonema de Brasília comunicando o falecimento do Yves. O corpo teria sido cremado na capital federal.
 
Morte misteriosa no Brasil:
          Na internet, só aparecem "explicações" como um alegado e-mail de uma senhora de nome Tatiana, que o transmitiu para outra pessoa com um  relato que não se consegue confirmar, ou verificar origem ou veracidade.
 
          Versões atribuídas ao senhor Rômulo Marinho e nunca confirmadas, alega-se que Hublet teria sido liberado cinco dias depois de internado em 3 de julho no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), onde teria falecido em 26.07.2010, depois de ser diagnosticado com um câncer no intestino, já em metástase. (Tais versões não foram confirmadas sequer pela respectiva página da internet, apesas de questionamentos de leitores.
 
          Claro que aqui ninguém tem a veleidade de querer incriminar esse baluarte da república Lulesca, esse ex-presidente que tomou a liderança do país para si, de sorte que elege quem quiser, notadamente em São Paulo, não importa o dinheiro que se venha a gastar e nem tampouco as origens, até por que os doadores são inesgotáveis, especialmente os que fazem obras de grande monta para os governos municipal, estadual e federal. Dizem que pagam com juros, correção monetária a reajustes de preços. Com a vitória do inexperiente HADADD, que só criou problmas no Ministério da Educação, Lula forma assim a base da campanha de 2014, sem adversários a sua frente.
 
          Outra coisinha que não entendo é haver voto de ministro com mais de mil páginas, claro que sempre se repetindo os crimes praticados, sim porque ninguém pode inventar. Além do mais, cada voto é distribuído antecipadamente. Mas o que é pior mesmo é ficar vendo ao vivo tanta discussão, quando se tem quase certo que nenhum deles vai experimentar o chão friorendo da cadeia. Aliás, também não me chega a compreensão de que seria preciso de ministro revisor, pois nesse caso seriam dispensados os votos tão exaustivos dos demais componentes da Corte. Entendo que cada voto é uma revisão, na expressão própria da palavra. Bastaria o Presidente formular os quesitos e os demais membros colocarem seus votos.
 
Era o que tinha a dizer

Fontes consultadas: WIKIPEDIA Internet.

Fotos: INTERNET - Serra pendura as chuteiras e Hadadd vai comer os frutos saborosos que é administrar o maior orçamento do país.
Ansilgus

30/10/2012 15:24 - Lianatins comentou assim, muito grato:
Excelente teu artigo amigo Ansilgus!!! Estava eu conversando com amigos sobre Políticas públicas e impostos... Daí o rumo da conversa me fez lembrar as palavras de Arnaldo Jabor, dizendo que um há um crescente conceito de cidadão surgindo no Brasil: "OS QUE ROUBAM e OS ABESTALHADOS"!!! Daí a discussão foi; devemos continuar pagando nossos impostos, referentes a educação, saúde, moradia, etc. Nos perguntávamos; para onde vai todo este dinheiro??? Pois é... Ficou a dúvida de nos considerarmos uns ABESTALHADOS!!! Pois não roubamos, não sonegamos, não propinamos, nem tampouco somos beneficiados pelos fartos desvios de dinheiro, nem temos parentes ligados à política para facilitarmos nossa entrada em algum cargo público... Somos sim; esquecidos, injustiçados, desprivilegiados, etc, no que se refere à boa qualidade de vida que pagamos e deveríamos receber em troca... Realmente, por este ângulo somos todos honestos que sonhamos com um Brasil melhor....uma ótima tarde te desejo, com meu abraço de carinho,Liana.

Ângela Rolim comentou assim:


30/10/2012 23:18 - Ângela Rolim comentou assim:
Caro Ansilgus antes de tudo, fiquei muito feliz em te encontrar na minha página e por isso agradeço! Depois das eleições sempre temos este travo amargo na boca por algumas vitórias por um ou outro motivo e o seu está aqui mui bem escrito! Ainda ontem trocava e-mails com o Gomes da Silveira sobre a questão das eleições e ele até pôs o meu e-mail na página dele como interação, motivo pelo qual fiquei muito grata. Você pode ir lá dar uma olhadinha e ver o meu pensamento sobre a política nacional em geral. Sabe amigo eu também tenho questionado esta lei da ?Ficha Limpa?, vez que foram vistos muito ?fichas sujas? erguendo vencedores através do seu 'apoio', e isto é vergonhoso. É como se tudo fosse um engodo para enganar o povo, estão lá nos palanques tripudiando o povo isso sim. Acho que alguns pontos precisam ser revistos e quem sabe se através da iniciativa popular outra vez, pelo esforço dos que gritam como você por justiça neste País? Quanto a Constituição ela de fato anda já bem gordinha e isto por se só fala, existem constituições imutáveis desde a sua promulgação a daqui além de já ter várias ainda tem a vigente com excesso de peso. Quanto ao procedimento dos Tribunais pátrios, melhor você nem tentar entender é tudo muito complexo e requer que se entenda outros procedimentos que o antecedem e lembrar que temos neste país excesso de burocracia também, mas que mal ou bem a Justiça tem tido seus avanços o próprio julgamento público do mensalão pelos ministros do Supremo nos mostra isso. Já me estendi demais, mas quero dizer que gosto muito de suas crônicas e você sabe, mas onde estão os seus sonetos? Precisa voltar a fazê-los! Um abraço com minha estima!

30/10/2012 23:53 - Alcir Andrade comentou assim, muito grato:
Boa noite, amigo Ansilgus! Me perdoe a longa ausência em sua escrivaninha, não há argumento plausível para justificá-la. Não sabia que o Sr. Hublet havia falecido, sei que isso não aconteceu, mas entendo que o rito fúnebre deste ilustre brasileiro, autor da bengalada que todo brasileiro de bem gostaria de dar, deveria ser com todas as honras de um herói nacional. Quanto ao Sr. José Dirceu, ou seja qual for o seu nome, pois ele já trocou de nome e rosto no passado, na minha opinião, só este ato já demonstra que este senhor não é uma pessoa idônea, e por esta razão, não deveria ter nenhum direito de participar de nossa vida política, direta ou indiretamente. Uma ótima noite, DEUS o abençoe.


31/10/2012 23:25 - Raquel Cinderela as Avessas e seu comentário:
Boa noite Ansilgus, a vitória de Hadadd por mim não era esperada e foi uma manobra política ,que ainda vai custar muito caro ao meu estado.Qto a José Dirceu, pra mim ele representa um tapa na cara dos brasileiros honestos. Porque nesse país roubar leite para um filho dá cadeia, e roubar milhões dos cofres públicos faz com que um cidadão ainda tenha a cara de pau de aparecer em público totalmente em liberdade? Bom, deve ser o país democrático pintado em aquarela pelo governo vigente. Ninguém escreve sobre política com seu estilo, és imbatível e tem minha admiração. Um abraço e boa madrugada de leituras.
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 29/10/2012
Reeditado em 03/11/2012
Código do texto: T3957914
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.