O que eu penso de algumas leis do nosso país
O QUE EU PENSO DE ALGUMAS LEIS DO NOSSO PAÍS
Estamos no século vinte um, na era de um planeta totalmente informatizado aonde as notícias chegam a quase 100% da população brasileira em tempo recorde. Em um governo que mais se propagou a democracia nesse país. O direito do cidadão.
Entretanto este direito está sendo privado por algumas leis elaboradas pelos nossos representantes legais no congresso nacional. Leis que estão tirando a privacidade dos pais, dos professores, de educarem seus filhos e alunos como nós fomos educados.
Agradeço a Deus e aos meus pais pelas inúmeras surras que me deram por todas as vezes que eu menti que eu peguei no alheio, que eu desobedeci, ou fiz qualquer coisa errada. Agradeço a eles, mais ainda, Por ter me ensinado a trabalhar junto com eles quando ainda era criança. Por ter me livrado das companhias de outras crianças com a mente desocupada oferecendo oportunidade de me envolver com drogas, prostituições, roubos, assaltos e até mesmo o crime organizado.
Hoje os avôs, os pais, os professores não tem mais autoridade para corrigir os filhos como no meu tempo de criança. A lei proporcionou mais autoridade aos filhos do que aos pais. Hoje não se pode nem dar umas boas chineladas no filho que ele já grita logo. – Calma aí velha... – eu lhe boto na cadeia... Já era muito difícil corrigir os filhos quando os pais podiam usar os seus métodos tradicionais. E agora como vai ficar? O resultado está diante dos olhos da sociedade: A maioria dos filhos não obedece aos pais, alunos agredindo moral e fisicamente os professores, meninas prostituindo com dez anos de idade e adolescente cada vez mais entrando para o mundo do crime.
Mesmo se falando tanto em democracia eu ainda tenho saudade do regime militar por que impunha segurança e respeito. Não existia tanto sangue de pessoas honestas e trabalhadoras regando o solo desse nosso país todos os dias.
Um jovem de 16 anos é maior de idade perante a lei para escolher os políticos que fazem essas leis, mas, não é maior de idade para responder pelos crimes que cometem. Isto é uma vergonha. Outro dia vi uma cena na televisão que me deixou chocado. Uma avó de oitenta e sete anos teve sua prisão decretada por um juiz, por que sua aposentadoria não deu pra pagar a pensão que o seu neto deixou de pagar ao filho por que estava desempregado. Não seria mais justo prender o pai da criança que não pensou nas conseqüências na ora de fazer esta criança?
Outra lei que o povo brasileiro precisa saber é que todo presidente da republica quando deixa o mandato recebe uma aposentadoria com dois automóveis com motorista, segurança, plano de saúde e outras mordomias que chega hoje no valor de um milhão de reais ao ano para o contribuinte pagar. A Dilma é o quarto presidente beneficiado por esta lei. O Brasil já está pagando quatro milhões de reais por ano só para eis presidente da república.
Estamos num regime democrático e eu pergunto. Por que no Brasil ainda existe uma lei que obriga o cidadão a votar? Será que os políticos têm medo de acabar com essa lei e não receber na próxima eleição o coeficiente de votos suficientes para se reelegerem?
Está na ora dos nossos representantes no congresso começarem a ouvir a sociedade para saber o que ela pensa dessas leis que acabei de citar e outras mais como a pena de morte em alguns casos.
Hélio Rodrigues Braz
Membro da Academia Açailandense de Letras
Cadeira N° 10