Voto Direto - A Expressão Máxima da Democracia
Parabenizo à todos os cidadãos participantes como candidatos no processo eleitoral.
Efetivamente não se mostra tarefa fácil idealizar projetos em benefício do município, para melhores condições de vida aos moradores, em termos de educação,saúde, transporte, moradia, segurança, emprego e qualidade de vida.
Efetivamente não se mostra tarefa fácil deixar a vida pessoal par um segundo plano, para sair empunhando a bandeira dos ideais.
Por força do processo democrático viabilizado através do voto, muitos embora trabalhado arduamente não atingiram a quantidade de votos necessária – as vagas são poucas.
Ainda assim,acreditem, vale muito a pena.
A divulgação da plataforma eleitoral, o contato com os eleitores, as centenas de visitas, nada foi em vão.
Perder ou ganhar é algo relativo.
Parafraseando São Francisco de Assis, por analogia, por vezes é perdendo que se ganha.
Ganha segurança pela coragem de se expor, ganha sensação do dever cumprido pela dedicação durante meses na busca de cada voto.
Por isso digo-lhes – não importam quantos votos, não importa o fato de não conquistar uma vaga no legislativo, até porque aqueles que se dispõem a fazer algo pelo semelhante, independente de cadeira, Deus os intuirá como devem prosseguir.
Aos vencedores, se a conquista chega após a árdua luta, diante do reconhecimento pela atuação nas gestões anteriores – refiro-me aos reeleito), ou aos que pela primeira vez representarão a população bem sabem que mais dura ainda é exercer o mandato, é entregar para a população o cumprimento das promessas durante a campanha, o que muitas vezes se torna difícil diante da falta dos recursos, digo-lhes não esmoreçam!
A união se faz necessária, a composição ética e a soma dos projetos, independente de quem os cria – tudo é intuído por este Deus que nos empresa a vida.
Que este mesmo Deus os ilumine, que a atuação no legislativo, independente de partido político possa levar para o povo que os elegeram o alento que tanto esperam.
Quanto aos Chefes do Executivo, aclamados em primeiro turno, que jamais de distanciem dos preceitos éticos e cristãos, que possa em quanto Prefeitos implementar melhorias tanto na cidade como para a qualidade de vida do povo.
Obvio que existem dificuldades de ordem orçamentária, que devem obedecer os ditames da Lei Maior, mais que com tudo isso não se esqueçam dos marginalizados, dos excluídos, das crianças, dos idosos.
Empunhem a bandeira da educação, do mínimo de condições para o desenvolvimento do ser humano através de políticas que tragam melhorias como escolas profissionalizantes, creches, núcleos de arte, música, teatro, pois nem só de pão vive o homem.
Observem a situação dos hospitais públicos, dos postos de saúde, do serviço dentário gratuito, das escolas.
Apostem na educação e no mínimo de dignidade para o cidadão implementando o mercado de trabalho, oferecendo novas vagas, implantando cursos de curta duração para a capacitação profissional, levando inclusive os cursos para os bairros, vez que muitos não os frequentam pela falta do dinheiro para a locomoção.
Abracem o projeto de escolas abertas nos finais de semana, liberando as quadras para o lazer, promovendo atividades em cada bairro, a fim de fornecer o mínimo de bem estar e cidadania aos moradores.
Desenvolvam projetos de acessibilidade para que os portadores de limitações possam levar uma vida normal através do acesso nas vias, conduções, comércio, prédios públicos.
As necessidades são muitas, ainda que não realizem todos os projetos, que possam fazer o suficiente para experimentar a sensação do dever cumprido.
Quanto aos participantes do segundo turno, a luta continua, agora mais acirrada.
Lembrem-se que o caminho embora curto, diante da proximidade do segundo turno se mostra bastante árduo.
Não esmoreçam, não é fácil demonstrar os propósitos para a população, não é fácil transformar a credibilidade dos projetos em votos.
Lutem com as armas da honestidade, da ética, da cidadania e do respeito.
No mais, tudo nas mãos deste Deus que nos empresta a breve vida.
Ana Maria Stoppa
Advogada,Escritora
Diretora de Cultura e Eventos da OAB Mauá.
Secretária Geral do Conselho do Meio Ambiente
Da Cidade de Mauá.
Colunista do Portal do Grande ABC