ÉTICA E CIDADANIA - 2
Antoni Big.Cuore*
(SP. 10.08.2005, 4ª.feira, às 9:17hrs.(alterado em 08.10.2012)
(Escrevi este texto em 2.005, mas achei interessante republicá-lo tendo em vista as eleições municipais ocorridas ontem, em todo Brasil, 07 de Outubro de 2.012.
Espero que o povo tenha escolhido conscientemente seus candidatos a bem da própria democracia e evolução da consciência de cidadania.)
*****************************************************
Meu professor de sociologia sempre dizia ( e aprendi isto também nas comunidades de base que freqüentava), que a política deve ter como objetivo a promoção do BEM COMUM. Lamentavelmente, isto não ocorre nos países subdesenvolvidos, especificamente no nosso Brasil, onde, no presente momento, passa pela sua pior crise moral, ética e política, de sua história.
O sistema político brasileiro favorece a intermediação e tráfico de influência. Os inúmeros partidos “nanicos”, não passam de siglas de aluguel, a despeito de fazer parte da democracia, elas mais atrapalham do que ajudam o sistema democrático evoluir.
De toda esta sujeira que esta vindo à tona pela atuação das CPIs., cheguei à conclusão de que o sistema ideal para o Brasil, seria o PARLAMENTARISMO. Pelo sistema presidencialista, o Presidente que não tiver a maioria no Congresso Nacional, tem que se sujeitar a barganhas de toda espécie. Caso mais célebre ocorreu com o finado Presidente, Dr.Jânio da Silva Quadros, que sofreu as mesmas pressões que Collor sofreu e Lula sofreu nos dois mandatos que exerceu no Planalto.
( Pasmem! Lulla teve que usar o esquema “mensalão” para poder governar!!! E que agora está sendo julgado pelo S.T.F. de maneira brilhante e independente, destacando a atuação brilhante de seu mais ilustre componente, o Exmo. Sr.Presidente Dr.JOAQUIM BARBOSA!.)
Ele(Lulla) teve que “doar” as presidências de estatais e “outros recursos”, em troca de apoio político para poder governar. Jânio preferiu renunciar a se sujeitar a tais malandragens. Collor foi deposto pelo mesmo esquema (caixa 2 corrupção ativa e passiva e compra de votos). Com o PT aconteceu fato semelhante, ocorrido no primeiro mandato de Lulla. ( A Dilma foi mais “esperta” e tratou logo de usar o bisturi para extirpar o tumor da corrupção que rodeava o seu governo.).
No Parlamentarismo o Presidente é o chefe de estado, cabendo a ele escolher o Primeiro Ministro, cuja função precípua é administrar o país.
Geralmente o primeiro ministro é escolhido do partido que mais representantes tem no Congresso. É um regime flexível. Suponhamos que, no caso brasileiro fosse parlamentarismo, já teria caído o primeiro ministro e se escolheria outro, assimilando, assim, mais rapidamente a crise. Em conseqüência, a economia estaria seguindo seu curso normal.
É imperativo pensar nisto! Na primeira nova chance que tiverem de opinar pelo regime político escolham, sem susto, o parlamentarismo. É o melhor antídoto para as crises políticas.
E outra, o parlamentarismo exige responsabilidades dos políticos, pois o Presidente da República pode, quando as circunstâncias o exigirem, dissolver o parlamento.
Infelizmente, não existe ÉTICA na política brasileira!, Educação então nem se fala. Todos os países desenvolvidos atingiram este patamar, dando prioridade para a educação do povo. ( Dois exemplos célebres: Alemanha e Japão, pós-guerra).
Em nosso País, a educação está sucateada. Não existem verbas. Enquanto que os “mensalões” sempre existiram na vida política brasileira. A impressão que tenho (pelos 65 anos bem vividos)é que nosso País é dominado por uma estrutura burocrática estatal jurássica (com o Pt.no poder a coisa piorou ainda mais, pois foi preciso arrumar várias “boquinhas” para os “cumpanheiros”) e que favorece o tráfico de influência e a corrupção.
O Estado Brasileiro precisa urgentemente de um “choque de gestão”. Não dá mais para a sociedade arcar com um custo de um Estado obeso que presta maus serviços à sociedade. É imperativo repensar tudo isto!
É imperativo haver, após a apuração e punição de TODOS os culpados do chamado “Mensalão”, uma REFORMA POLÍTICA RADICAL, instituindo-se o voto distrital misto como existe hoje na Alemanha com parlamentarismo. Acho que este sistema ajudaria muito a aumentar a CONSCIÊNCIA DE CIDADANIA de nosso povo.
O que um país, verdadeiramente democrático precisa, é de CIDADÃOS CONSCIENTES e cumpridores de seus deveres!!! Infelizmente, no Brasil, só se fala em “direitos” e as obrigações “cara pálida” ???
Deus salve o nosso querido Brasil! Amém!
*****************************************************
(*)autor é Escritor em São Paulo,sp. Conheça seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link evangelizador: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
*****************************************************