PETRALHAS - chegou a hora de encarar a Justiça!...
PETRALHAS – chegou a hora de encarar a Justiça!
Em certa medida, considero o julgamento do Mensalão uma longa pantomima, com papéis marcados e tudo, a começar pelo fato de que o relator do processo levou sete longos anos para fazer seu trabalho, de modo que o governo teve tempo bastante para nomear vários ministros para o STF - entre eles, figuras do naipe de Leandowiski e Toffoli, que não reunem o conhecimento, o currículo e a cancha necessária para o cargo, mas que, por outro lado, rezam um dia sim, o outro também, na catecismo do PT.
Acresça-se a isto que o principal beneficiário do Mensalão não figura entre os réus, porque faltou coragem para tanto, de parte do Procurador-Geral da República que fez a denúncia ao STF.
Com o julgamento em marcha, o ministro Leadowiski, ao que parece cumprindo o combinado com os petistas, em vez de se comportar como juiz da mais importante corte de justiça da América do Sul, se comporta como advogado administrativo dos réus do Mensalão, enquanto Tóffoli faz o papel de mudinho obediente, seguindo ao outro passo a passo, nos votos.
Mas espera-se muito do STF, no sentido de correção técnica no julgamento (e nada mais). Será o bastante para meter uma parte da imensa quadrilha dos petistas na cadeia.
O principal beneficiário do Mensalão, num primeiro momento o negou. Mas, depois o tratou como "marolinha" e, em seguida, por vias tortas admitiu a existência de algo de podre em seu palácio, quando declarou que estava cada vez ex-presidente da república tratou a coisa como marolinha. Um dos capangas do PT, Delúbio Soares, achou que a coisa terminaria como piada de salão. Porém...
Como registro de uma época, está no Grande Dicionário Sacconi:
“pe.tra.lha adj e s.cddd(o/a) Pejorativo 1. Que ou pessoa que, sem nenhum escrúpulo, não vacila em cometer to e qualquer ato marginal à lei, como usurpar, mentir, extorquir, ameaçar, chatagear, roubar, corromper, ou que defende com ardor ladrões, corruptos, usurpadores, mentirosos, cínicos, extorsionários, chantagistas, etc. que, porém posam de gente honesta e defensores intransigentes da ética: jornalista petralha; jornaleco petralha; há petralhas nesse governo? \ s.f. (a) 2. Petralhada: se há algo positivo nas agressões que a petralha vem dirigindo contra a imprensa é o fato de que, finalmente, o verdadeiro caráter dsse grupo veio à tona \ adj. 3. Característico ou próprio desse tipo de pessoa; sórdido; nojento/ asqueroso; canalha; calhorda: comentário petralha; o jeito petralha de governar; a agressividade petralha. AE Este neologismo foi criado pelo jornalista Reinaldo Azevedo, que o formou de petista (em referência ao simpatizante ou membro desonesto, aloprado ou inescrupuloso do PT) + Irmaãos Metralha, gêmeos bandidos atrapalhados das estórias em quadrinhos e dos desenhos animados r. petralhada (pe) s.f. (bando de petralhas; petralha(2)]”
Mas, eu (como todo velho leitor de HQs teria) dois reparos a fazer sobre a definição do mestre Sacconi:
1. Os Irmãos Metralha das clássicas histórias dos estúdios Disney eram três, que eram difenciados pelos números das camisas de presidiários (176-167, 176-671 e, 176-761). Mas, fizeram tanto sucesso que viraram uma família – no estilo clássico da casa: sem pais, mas com primos (inclusive o azarado e engraçadíssimo 1313), tios e até uma… Vovó Metralha!
2. Já é convenção estabelecida que se escreve “histórias em quadrinhos” e não, “estórias em quadrinhos”, para definir o que os quadrinistas chamam de “sétima arte”, isto é a união de história, desenhos e onomatopéias.
3. Dados a história e os fatos que se precipitam do julgamento do processo do Mensalão, será mesmo pejorativo?
Quanto ao resto, o dicionarista está muito correto – inclusive na atribuição da criação do termo…