OS DEBATES POLITICOS NA TV e RÁDIO

Alguns politicos de partidos minoritários e muitos de nós em particular questionam o formato na TV desses debates, que são úteis e de importancia nas eleições para esclarecer duvidas do eleitor etc.

Mas da forma como são feitos...

Eu também acho que o debate na TV (exposição ao publico) deve ter a participação de todos.

Não pode ser uma empresa particular que decide quem vai participar ou não, baseado ou com a desculpa de que candidatos de "menor expressão" não devam participar. Exatamente ai, está o problema: Candidatos de menor expressão (como já foi o PT durante muitos anos) é que podem ter as melhores idéias e então, é onde a democracia peca, por existir ainda Leis que permitem ainda por exemplo, essa tal "entrevista exclusiva" com autoridades pública.

Com um famoso, tudo bem, é problema da TV que paga mais, e trata-se de um furo de reportagem, com um particular.

Mas com um presidente da republica por exemplo, (e outros altos funcionários do Governo, como ministros, senadores, etc., como era o caso de FHC que somente dava entrevista pra Globo (exclusivas no estudio) era um absurdo.

Por isso admiro a Dilma nesse particular, pois ela não senta em estudio de TV, quem quiser que marque no palácio ou compareça nas coletivas. Status de presidente e pronto.

A imprensa é livre, mas jamais poderá se colocar como um orgão antagonista e com perfil que aparenta (como no Brasil) um poder paralelo.

Outra coisa que tem que acabar é esse negocio do TSE ficar conclamando mesários pela TV num custo absurdo. Existem outros meios mais baratos e eficientes e diretos, muito mais do que a TV: A correspondencia AR oficial, ou o telefone, o e-mail. Porque ficar pagando fortunas a TV (geralmente em um canal só, o que já provoca suspeitas)? Esse é um orgão que tem que dar exemplo.