Cerceando o direito de expressar!
Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).
No período de redemocratização, com a Constituição de 1946, o texto constitucional dispunha a livre manifestação do pensamento, sem dependências da censura, salvo quanto a espetáculos e diversões públicas, respondendo cada um, por abusos cometidos, conforme disposição legal. E em 1967, quando a constituição foi outorgada pelos militares, o governo derrubou vários tópicos da constituição de 1946, como por exemplo, a livre manifestação do pensamento.
Mas, 27 anos depois do fim da Ditadura Militar no Brasil, ainda caminhamos a passos lentos, para uma verdadeira democracia, ainda não podemos ter a nossa dita liberdade de expressão; seja ela impressa, escrita e ou falada.
Na Constituição brasileira de 1988, diz: § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Neste ínterim, vale ressaltar; você vota no partido ou na pessoa? Hoje, ainda existem pessoas partidaristas, que chegam a brigar por ideais que talvez não sejam os ideais que elas carregam em seu íntimo, mas, o partido assim pensa, então “eu devo pensar assim também”. Acabando aí, o direito a liberdade de expressão.
Não precisamos de Partidos X ou Y, precisamos mesmo é de pessoas que realmente trabalham pela cidade. Não precisamos mais de picuinhas pelos becos da cidade, criando inimizades e rancores.
Usam do poder pra vetar seu direito de expressão, caso discorde de algo que queiram lhe empurrar, sendo assim, todos estão errados, apenas si próprios. Criando assim, uma falsa democracia.
Claro que, 27 anos depois, muita coisa mudou no Brasil, como por exemplo, o impeachment do ex-presidente Collor e aos poucos vamos conhecendo uma democracia que antes não existia no Brasil, mas muitas coisas ainda precisam ser mudadas, ainda há pessoas com pensamentos arcaicos e limitados, fazendo que nossa democracia ande com passos lentos.
Até quando seremos tratados como subversivos, só porque comungamos de idéias diferentes?
Goianésia, 02 de agosto de 2012.