Fique esperto

Acontece de ter a sensação de ter perdido o voto. Acontece de nos sentirmos incapazes de interferir no rumo de nossa cidade. O que não pode acontecer é ficar omisso. Não adianta. As eleições municipais estão chegando. E se não dermos uma olhadinha nas entrevistas publicadas com os candidatos, não termos um critério mínimo de análise, a coisa fica ainda mais difícil. Nessa época, também é interessante ligar o desconfiômetro em relação à isenção e imparcialidade dos veículos de comunicação. Há aqueles que vão publicar entrevistas cujo objetivo é tão somente externar a visão de cada candidato. Mas há, porém, aqueles que se pautam por interesses econômicos e irão publicar o que lhes convêm, puxando sempre a sardinha pro lado de determinado candidato. Isso fica mais evidente nos municípios pequenos.

Não precisamos saber o currículo detalhado, time, CPF, cor preferida dos pretensos representantes políticos. Em se tratando de candidatos a vereador, pior ainda. Geralmente são centenas de postulantes. Impossível não sentirmos “preguiça” de acompanhar a vida de cada um. Pra vereador, o aconselhável é votar naquele candidato que tenha vínculos com seu bairro, que você conheça um pouco mais a trajetória e deposite a confiança de que, se um dia você precisar, no mínimo a assessoria dele te dê um retorno. Agora, pra prefeito já distancia um pouco essa proximidade, embora a assessoria dele também possa te dar algum retorno, caso necessário. Mas o chefe do executivo é como o chefe de uma grande empresa. Ele não terá tempo nem disposição de atender caso a caso. Ele precisa gerenciar um projeto de administração, seguindo os ditames legais. Daí a importância de parar um pouco e analisar a plataforma dos candidatos.

Olhe para o lado. Veja o que está faltando em sua cidade. Veja o que está bom. Veja o que pode melhorar. Desta maneira, estará mais confortável em suas convicções e mais atento. Mas é preciso haver um mínimo de interação. Volto a dizer. Não dá mais pra fugir.