AUTO-CRÍTICA É O JUIZ MAIS RADICAL E VERDADEIRO!
Disse certa vez um homem: - Podemos esconder a verdade de todas as pessoas, porém jamais poderemos enganar a nós mesmos, nossa consciência jamais poderá ser enganada, saberá se agirmos com seriedade e justiça ou se formos desonestos.
Em meu auto julgamento sempre fui muito duro comigo mesmo, sempre exigi muito, principalmente por meus erros de escolhas politicas e, quando segui falsos-líderes, principalmente aqueles "bons de discurso e picaretas na prática politica".
Não sou perfeito e cometi muito erros, mas, graças a Deus meus erros não prejudicaram a vida dos outros, dos semelhantes, quem sempre pagou o preço dos meus erros fui eu mesmo!
Fiquei chocado recentemente, ao receber uma crítica em um dos meus artigos e depois um e-mail agressivo e me desqualificando, chamando de mentiroso e fazendo varias acusações ridículas. Quem escreve sempre gosta de receber comentários e críticas, até para melhorar a qualidade dos escritos, refletir mais, estudar mais, pesquisar etc...
Mas, nesse caso era diferente, pois o cidadão já foi logo dizendo que eu mentia em relação a um ex-Presidente da República que eu havia criticado e ao seu partido politico, ainda disse que eu deveria estar magoado ou ressentido com alguma coisa etc, e etc...
Como os meus escritos são publicados e públicos, não me omito e digo em resposta que não tenho mágoas e nem ressentimentos, nem mesmo daqueles que me prenderam e puniram na ditadura e que acabaram prejudicando a minha vida profissional, social e politica.
Apesar de perder meus pais, ainda na infância e ter um dos meus irmãos assassinado no periodo da ditadura, a mando de um Delegado leal a ditadura, aprendi desde cêdo que mágoas e ressentimentos jamais me levariam a nada e nem trariam de volta as pessoas ou bens que perdi, é bobagem e só faz mal ao coração e a mente.
Mas sobre as críticas ao ex-presidente da República, afirmo que não fui eu que inventei o Mensalão, não fui eu que denunciei as pessoas envolvidas, não fui eu que discriminei publicamente os Gays de Pelotas, não fui eu que disse ao povo brasileiro: "...Vocês estão na merda e eu vou tirar vocês da merda..." esse discurso grosseiro e arrogante foi do Lula e não invenção da minha cabeça! Os assuntos que descrevi foram embasados em fatos reais que estão todos os dias na internet, na TV e até em declarações oficiais já proferidas.
Situações como estas e também muitas decisões politicas erradas e contra os interesses do povo e dos trabalhadores do Brasil me levaram a criticar FHC, Lula,Collor, Dilma Roussef e até mesmo Sarney e antigos ditadores, como Vargas e os generais-Presidentes do regime de 64 até 84. Como escritor, poeta e cidadão não abro mão disso e quem esta na política e tem mandato público, deve aprender a conviver com críticas e protestos dos cidadãos.
No meu ponto de vista, mágoas e ressentimentos são coisas de amores não correspondidos, problemas de amizade, agressões pessoais e jamais de atividade politica, aliás se o povo brasileiro criticasse mais, apontasse os defeitos e cobrasse efetivamente dos seus governantes e políticos na medida exata daquilo que fazem de errado e desonesto, muitos pseudo-líderes, que se valem de nosso analfabetismo poltico jamais chegariam tão longe como chegam muitos oportunistas. No Brasil os protestos jamais chegaram a 10% do necessário, os politicos levam um vida boa.
Um veterano deputado federal de MS, já falecido afirmou em rara manifestação pública num jornal: "....Somos espertos que tiramos proveito da ignorância politica do povo...", Foi o já felecido Deputado Federal e jurísta Nelson Trad que fez essa declaração honesta, corajosa e rara para um político brasileiro. A meu ver, essa frase histórica foi o melhor retorno a seus eleitores e seguidores.
Mas se o meu leitor crítico deseja saber mesmo, o seu querido Presidente da República e seu partido prejudicaram a minha vida sim! politica, social e pessoal, assim como prejudicou outros ex-integrantes do seu partido e outras pessoas, com atitudes não tão louváveis.
Mas nem por isso guardo mágoa ou rancor, nem mesmo ressentimento, agora abrir mão de escrever e criticar atos errados e mentiras sobre pseudos-líderes politicos, já seria exigir demais de minha pessoa.