BRASIL: O PAÍS DA "EMBROMATION" - 2

Antoni BigCuore*

(SP. 03.06.2005, 6ª.feira, às 7:58hrs.(alterado em 25.06.2012)

Outro dia a minha grande amiguinha de Minas Gerais, a Daniella, pela qual nutro uma grande afeição, falava do termo “embromação”. Olhou no dicionário é chegou à conclusão que é “enrolação” pura, tapeação, protelação com o fito de iludir alguém.

Depois disso, quando ela me redige um e.mail longo, ela diz que é “embromation” (rssss). Teve inclusive um dia em que ela deu o título do e.mail, como “embromation”. Daí, eu que adoro a língua italiana, fui pesquisar num pequeno dicionário do Michaellis para verificar se tinha a palavra correspondente à embromação e não achei.( talvez até conste num dicionário maior). Daí eu criei por conta própria o termo “embromazione”...(rssss) e lhe enviei um e.mail com este título.

Por coincidência, hoje (03.06), lendo a Folha de São Paulo, edição eletrônica, vejo a crônica política do grande articulista, Clovis Rossi, cujo título é: O PAÍS DA “ENROLATION”...(rsssssss) ( 1 )

Ele menciona várias formas de “enrolation” na cultura brasileira: “gato”, “gambiarra”, “por fora”, “com nota ou sem nota”. Diz ele: “Outro dia fui comprar auricular para o celular. O rapaz que atendeu, perguntou: “original ou genérico?”.

Notem-se amigos e amigas que efetivamente esta é a mentalidade que predomina na cultura brasileira, infelizmente. Por razões históricas, inclusive, esta é uma mentalidade que está levando a uma forma de “institucionalização” do ilegal, do informal, da embromação mesmo, sem pudor. É o que chamo de cultura do contra-valor.

Vejam vocês atualmente o caso da C.P.I. dos Correios. O Governo do PT., que quando era “estilingue” na política, queria abrir (e geralmente conseguia) cpis para tudo. Agora que passou a ser “vidraça”, quer “melar” a cpi que a sociedade (estimulada pela oposição,claro)quer criar. Não é uma forma de “embromation” ?

Partido que se pautava pela defesa ferrenha da Ética na política. Defendia com unhas e dentes a distribuição de renda, mais verbas para a EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA PÚBLICA, hoje que está no poder, toma atitudes contrárias a tudo isto, sem ficar vermelho!!! Pasmem amigos e amigas!...nunca vi tanta HIPOCRISIA na vida política e social brasileiras.

Estou falando do PT. Mas, na verdade, a elite política brasileira é de uma incompetência e egoísmo, visceralmente comprometidos consigos mesmas. Nunca se viu tanta CORRUPÇÃO ( e impunidade ) como nos dias de hoje. Até o Presidente, da CNBB, Dom Geraldo Majela, usou a frase famosa do Evangelho de Jesus, para retratar o atual momento brasileiro. “Conhecerás a Verdade, e a Verdade, vos libertará”, referindo-se à necessidade imperiosa de haver a CPI dos Correios, como forma de transparência.( 2 )

O Presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Ministro Edson Vidigal, também disse em relação á CPI, que “quem não deve não teme”. Diz ele que nem na época da ditadura militar, foi suprimida a Cpi da Constituição do Brasil. ( 3 )

Quanta saudade dos verdadeiros estadistas: Rui Barbosa, Abhram Lincon, W. Churchil, De Gaule, e tantos outros. Aliás, o Rui Barbosa já dizia mais ou menos assim: de tanto ver triunfar as nulidades nas mãos dos maus, o homem sente vergonha de ser honesto e passa a agir inescrupulosamente.

A corrupção é um câncer no organismo social. Temos que fazer a nossa parte, não se deixando envolver com este torpe veneno criado pelo espírito do mal. Não tem outra explicação. O ser humano temente a Deus e que vive a sua palavra, JAMAIS se deixa corromper!. Ele teme o juízo de Deus!

Conseqüências: inflação, baixos salários, alta carga tributária, superlotação nos hospitais, falta de remédios, serviços públicos péssimos, toda forma de pirataria, DESCONFIANÇA entres as pessoas e instituições. É o verdadeiro “esgarçamento” do tecido social, como dizem os sociólogos. A corrupção derrubou todos os impérios. O império romano que o diga e tantos outros!

A melhor forma que nosso Presidente deve agir, é realmente deixar que o Congresso Nacional haja com transparência e faça uma cpi essencialmente técnica. Nada de pensar que isto causará desestabilização do governo. Nada disto. A cpi é um dos pilares da constituição democrática de qualquer país.

(P.S. Hoje, 19.03.06, vemos a CPI acabando em “pizza”, com o malfadado “voto secreto”, este verdadeiro excremento político, sendo exercido para inocentar certos deputados envolvidos em escândalos. Mas nós povo, temos um consolo: podemos cassá-los todos com o nosso voto consciente. Eleitor, pense nisto ao votar em outubro de 2006. É hora de darmos o trôco!.)

*****

NOTA DO AUTOR: Hoje, dia 25 de junho de 2012, nada mudou!!! Temos aí uma nova “pizzaria” em funcionamento: A tal de CPI do “cachoeira”, uma indignação! Nunca vi e ouvi tanta hipocrisia política neste País, que continua não sendo sério como disse um estadista francês!.

=====================================================

Bibliografia- 1 – Edição Eletrônica da Folha de SP. ,03.06.05

2. Diário do Comércio de SP,edição de 03.06.05 – 3. idem

(*)autor é Escritor, cantor e compositor em São Paulo,sp. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link evangelizador: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore ( autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

****************************************************