"COLUNA OPINIÃO FALA DE SUCESSÂO MUNICIPAL EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ MG".
ARMANDO LEMES.

É ano de eleição. Daqui a pouco começa a campanha política. Alguns partidos já definiram seus candidatos a prefeito e vereadores. Outros estão indecisos. A candidatura do Senhor Jefferson Gonçalves Mendes, embora ainda não oficializada é motivo de preocupação para os demais candidatos.
Jeffinho, como é conhecido, já foi prefeito do município mais de uma vez. É candidato forte, que pode vir novamente a governar o município. Tem eleitorado certo. A camada mais carente do município, o eleitor que decide uma eleição, são seus eleitores de carteirinha. Seu vice será o professor Wander Wilson Chaves, que é professor e foi Diretor Geral do Inatel, um grande administrador e um profundo conhecedor de tecnologia. Santa Rita precisa de mudanças políticas, principalmente no Legislativo. Precisamos de um Legislativo atuante que esteja interessado em legislar para o bem da comunidade, e vereadores que não estejam apenas interessados em trabalhar para defenderem o salário no fim do mês. Li uma matéria interessante e curiosa sobre o salário de vereador. O salário do vereador é o maior salário entre todos os cargos políticos no Brasil. Em cidades do porte da nossa, o vereador trabalha duas horas por semana, e, portanto, no máximo oito horas por mês. A hora paga a um vereador é a maior entre todos os salários de políticos do Brasil, chegando a superar a hora do Senador. Eu sou partidário de que o vereador deveria ser escolhido entre a comunidade para prestar serviços voluntários, isto é, trabalhar sem salário. Com certeza não apareceria tantos candidatos como atualmente, a maioria interessada em descolar um troco a mais e ganhar fácil. Outros, muito poucos, realmente estão interessados em prestar serviços relevantes à população. O salário deveria ser apenas uma ajuda de custo, pois não dependeriam dos honorários para sobreviverem.
Torcemos para que o próximo prefeito assuma uma prefeitura pelo menos sem dividas. Há quem diga que isso acontecerá. A cidade está detonada. A COPASA acabou com muitas ruas da cidade em nome de melhorias na rede de tratamento de esgoto. Um verdadeiro terremoto deixa a população totalmente tumultuada a questionar o planejamento de obras da Prefeitura. Por onde andam os responsáveis pelo Departamento de obras que não se pronunciam, dando ao menos uma satisfação aos moradores? Uma verdadeira baderna nunca vista em administrações anteriores. Tem-se a impressão de um final de governo já encerrado deixando o abacaxi para o próximo prefeito eleito. Os eleitores precisam se conscientizar de que devem eleger administradores que já mostraram de alguma forma suas capacidades administrativas.
Quanto à Câmara Municipal penso que deveria ser reformulada totalmente. O ideal seria que não se reelegesse ninguém. Sabemos que será tarefa difícil, mas se conseguirmos uns 80%, já estará de bom tamanho.
Nova administração, nova vida, assim o povo deseja. Santa Rita precisa de seu plano diretor, mas como prevíamos, ficará para a próxima legislatura. Mais ou menos em um mês estará tudo definido sobre os candidatos para o próximo pleito. É nosso dever escolher bem o nosso candidato e para isso teremos que refletir bastante sobre o mesmo. Se já é politico, vamos analisar seu histórico e se não é, vamos analisar seu comportamento perante a sociedade e verificar se está mesmo interessado em trabalhar em prol da sociedade que vai representar.
Até a próxima semana se Deus quiser e Ele há de querer porque aqui estarei falando sério em defesa da comunidade.


AUTOR-ARMANDO LEMES-junho de 2012.