Luz para todos

Em março deste ano, a empresa Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, iniciou as ações de segurança para o planejamento da infraestrutura de transportes e maquinário que serão utilizados na obra. Essa operação, no contexto discussional da polêmica, representa um grande passo do Governo Federal para a ampliação da matriz energética brasileira. Isso, assim, culmina no imenso desenvolvimento socioeconômico da região, beneficiando a atual e a nossa futura nação.

A poderosa usina do Rio Xingu será estruturada em vários municípios do estado do Pará, incluindo Altamira e Belo Monte. Segundo o Ministério de Minas e Energia, seu potencial máximo de energia elétrica chegará a cerca de 11000 MW e produzirá, em épocas de seca, um total de 4000 MW, abastecendo quase 26 milhões de pessoas. Além disso, no âmbito social, a construção e operação da obra gerarão milhares de empregos diretos e indiretos. Dessa forma, esse novo investimento acarretará o crescimento industrial e financeiro no Norte e no Brasil como um todo.

Não obstante, a potencialização da obra trará consequências sérias ao meio ambiente. O curso e a vazão do Rio Xingu, juntamente com a fauna e a flora terrestres de locais próximos e animais aquáticos serão atingidos gravemente, ocasionando a possível morte e extinção de diversas espécies. Além disso, cidades e tribos indígenas que residem ali deverão ser deslocadas, transformando drasticamente a vida de muitas pessoas.

Considerando questões como essas, o IBAMA e a FUNAI, com a aprovação do Governo e Ministérios, realizaram requerimentos para o monitoramento do espaço destinado à obra. Essa medida tem o intuito de verificar as atitudes preventivas que estão sendo tomadas a fim de minimizar o impacto ambiental e social da construção. Dessa maneira, há a preocupação com o reestabelecimento da população e com a preservação do ecossistema amazônico pelo poder público.

Penso que a construção desse monumento é de grande importância para a economia brasileira e prima pela conscientização socioambiental da nação. A usina de Belo Monte tem em seu significado a abertura de uma gama de oportunidades que facilitarão a chegada do Brasil ao auge de seu desenvolvimento.