COLUNA OPINIÃO. "NO DIA 22 DE MAIO ACONTECE O MAIOR EVENTO RELIGIOSO DO SUL DE MINAS EM UMA CIDADE SUJA E CHEIA DE BURACOS".
Dia 22 de maio acontece em nossa cidade o maior evento religioso do sul de Minas Gerais. Tudo se repete novamente. Cidade suja, trânsito caótico, um desleixo total da Administração Municipal. Falta de planejamento sobre os grandes eventos se tornou uma constante na administração pública. Na verdade as autoridades nunca se preocuparam com o evento religioso, que traz para o comércio uma grande arrecadação. Postos de gasolina, hotéis, transporte e Supermercados são os grandes vilões de arrecadação durante a festa. Considera-se também uma grande arrecadação para os movimentos filantrópicos da comunidade. Aqui temos entidades que prestam serviços de filantropia da maior relevância ao município e municípios vizinhos. Destacam-se pelo teor de seus estatutos, a Associação Movimento Para a Vida, também conhecida por Associação do Câncer, que cuida de doentes carentes. Hoje a Associação dá assistência a mais de 100 doentes, fornecendo medicamentos, acompanhamento do tratamento em Varginha e Poços de Caldas, já que aqui em Santa Rita não há tratamento especializado em oncologia.  Estamos torcendo para que o novo hospital, que, segundo dizem, brevemente será inaugurado, acrescente o tratamento oncológico na sua grade de saúde. Outra entidade, a APAE, também monta a sua barraca na festa. Visitem as barracas das entidades filantrópicas e ajudem um doente ou um aluno especial a ter uma melhor expectativa de vida. Voltando ao assunto administração municipal, é lamentável que o Poder Executivo não se conscientize da importância da festa de nossa padroeira. Tenho falado aqui a respeito da Praça Santa Rita, o cartão de visitas da cidade. A situação de abandono do local é nítida e vergonhosa. Uma coisa tão simples que requer apenas água, sabão e um pouco de vontade da administração. O Santuário de Santa Rita de Cássia tornou-se referência religiosa no nosso estado. Romeiros das mais diversas regiões vêm visitá-lo e obrigatoriamente têm que passar pela praça. Dias atrás uma comerciante do local me disse que se sente envergonhada, quando os romeiros no seu estabelecimento comentam a respeito do abandono da cidade. Quem anda pelas ruas pode notar uma cidade feia e suja. Não bastasse o desleixo da administração, a COPASA está acabando com nossas ruas. Como sempre, abrem os buracos e não fecham. Ali perto da ETE, em frente à Câmara Municipal, depois de muitos meses de buraco acabaram fechando-os, porém, nunca fazem o serviço direito. O local está perigoso e uma poeira coloca em risco a saúde das pessoas. Há quem diga que Santa Rita terá em breve seu metrô, privilégio de poucos moradores de cidades grandes, que dirá pequenas.
As barracas da festa este ano serão montadas na avenida de entrada da cidade, como nos anos anteriores, com exceção do ano passado que foram montadas na beira do rio. As pessoas que entraram com liminar para proibir a montagem das barracas no local ficaram decepcionadas. A justiça aceitou o pedido de cancelamento e então volta a ser montada na entrada da cidade as barracas dos barraqueiros de fora que todos os anos frequentam nossa festa. Ali realmente é o melhor lugar para montagem das barracas, perto do centro e de fácil acesso para a população. E o departamento de turismo será que vai faturar algum centavo com o evento? Eu mesmo respondo, é claro que não. Não há normas e regras que estabeleçam algum critério para que o turismo fature. Vivo dizendo que é função da Secretaria de Turismo em conjunto com os Poderes Executivo e Legislativo resolverem essa questão delicada para que a nossa cidade possa  arrecadar fundos para investir no nosso próprio turismo. Até agora o que se viu foram muitas reuniões do CONTUR e pouco progresso. Existe um FUNTUR, fundo de turismo, que está sempre quebrado. A festa vai acontecer no meio de buracos, sujeiras e muita desorganização, mas mesmo assim será um sucesso, pois Santa Rita milagrosa é mãe e terá pena de seus filhos e os aliviará de seus sofrimentos angustiantes diante de tanto desleixo administrativo. A eleição vem aí, e aí sim devemos meditar e escolher pessoas capacitadas que queiram dispensar a nossa cidade todo o cuidado que ela merece. Um 0 ao prefeito e boa festa a todos. Até a próxima semana se Deus quiser e Ele há de querer porque aqui estarei falando sério em defesa da comunidade.