SÃO LUÍS, MARANHÃO: TERRA DE CÃO

Cinqüenta e cinco anos de dominação oligárquica, de exploração política e atraso econômico em relação aos demais estados do nordeste, o maranhão se destaca como sendo também o mais violento. A violência urbana tomou dimensões astronômicas, qualquer coisa fora do controle beirando a barbárie social; o cidadão comum encontra-se entregue à própria sorte, vivendo num Estado em estado de sitio. Nas democracias modernas e avançadas, todo e qualquer esforço no sentido de perseguir e elucidar a VERDADE, são tidas como sendo atitudes louváveis e que gozam da admiração e respeito da coletividade, porém, aqui no Estado do maranhão, as investidas no sentido de se desmascarar a VERDADE, é punida muitas das vezes com a morte; foi o que aconteceu recentemente com repórter e blogueiro, DÉCIO SÁ. Uma prova definitiva e cabal de que a PISTOLAGEM anda a solta em São Luís e no resto do Estado.

São as bases podres da uma organização estatal que se arrasta a mais de meio século sob o domínio, exploração burra e irracional de uma e somente uma família, que, acaba por proporcionar este estado de insegurança social; o clã de malfeitores encastelados no poder público estadual do maranhão com ramificação no resto do Estado, representa a real dimensão do caos em que chegou o esse Estado: uma terra de ninguém, sem governo, sem rumo e entregue à meia dúzia de BUROCRATAS AUTORITÁRIOS E SANGUINÁRIOS, isso demonstra o quanto perniciosa, irresponsável e criminosa tem sido a passagem e estada desses membros familiares frente ao poder público do Estado. Desconhecendo fronteiras e se portando como verdadeiros donos do poder, o clã dos Sarney, ditam todas as regras de convivência social___ inclusive, as modalidades violentas de execução sumária de lideranças políticas e comunitária, dentro e fora do domínio do Estado, aqui, internamente, manda a filha, fora, a nível nacional, manda o pai, um e outro, acostumados, viciados do poder público e adeptos às falcatruas que o poder pode proporcionar, estes, acabam por serem os mentores, facilitadores, autores e executores de toda sorte de descaminhos que o poder DÉSPOTA por eles adotados no Estado pode proporcionar. As desventuras administrativas-políticas-econômicas praticadas pela família Sarney e seus asseclas de plantão desconhecem fronteiras e contaminam todas as instâncias democráticas da organização Estatal estadual e federal; o judiciário, o legislativo e o executivo não passam de "privadas" nas mãos dos clã dos Sarneys. A grande massa de excluídos do poder público estadual do maranhão, os trabalhadores, desempregados, acabam por se constituírem num enorme caldeirão de manobrados e explorados por meia dúzia de mandatários desajuizados. O inconsciente coletivo dos maranhenses, historicamente vem sendo massacrado por uma ideologia dominante-familiar perversa e estratificante, condenando, assim, milhões de nordestinos maranhenses à condição de meros sobreviventes, quase pedintes da sua condição inalienável de existir, de pensar e de agir. A oligarquia Sarney, faz história e Escola. Aqui em Timon, a violência urbana e rural toma conta e se alastra de forma epidêmica; sem controle, sem uma política clara e eficaz de combate às drogas, ao tráfico. Sem falar que aqui em Timon já se matou radialista que se permitiu trilhar os caminhos da verdade. lá e cá as famílias fazem de tudo prá se manter no poder público municipal, tendo como base e orientação as mesmas diretrizes dos clã dos Sarneys e a mesma legenda partidária, o PMDB nacional e estadual; é prá isso que serve um partido político? prá acobertar armações fraudulentas na administração pública e conviver com o crime organizado? definitivamente NÃO! Esses que o fazem, fazem por apostar na impunidade, na proteção das OLIGARQUIAS.

É chegada a hora de uma reação organizada pela massa de excluídos do nosso Estado, é mais que necessário superar esse atual estado de IMPUNIDADE, E PROTEÇÃO JUDICIÁRIA que reina aqui em Timon e lá em São Luis; é preciso entender que o Maranhão não tem dono, não tem herdeiros. Faz-se urgente que o eleitorado maranhense reconheça que com essa gente no poder__ _LÁ E CÁ___, nada vai mudar, ainda mais: que o atoleiro econômico, moral, administrativo e ético do maranhão tem solução. Suficiente lutar e votar correto.

DIMAS CASSIMIRO: professor-pesquisador,pedagogo,pós-graduado,mestrando em educação,escritor,cronista, poeta e militante do PCdoB-Timon-ma. Email: adoxacassimiro@hotmal.com fone: xx86 88664407

Dimas Cassimiro
Enviado por Dimas Cassimiro em 25/04/2012
Reeditado em 12/09/2013
Código do texto: T3632831
Classificação de conteúdo: seguro