BORBOLETA PERDIDA

A Borboleta Micarla de Sousa vai entrar para a história do Rio Grande do Norte como a pior prefeita que já administrou a Cidade do Natal. Sua imagem está tão desgastada, que um grupo de pessoas conectadas ao Orkut, uma das redes sociais mais populares da internet, criaram uma comunidade onde falam sobre a inação da filha do ex-senador Carlos Alberto.

Mas, seguindo o exemplo da rosa carnívora, a borboleta mudou seu discurso e passou a afirmar que a culpa por sua falta de habilidade administrativa é da gestão anterior.

Em entrevista ao programa Alô meu povo, na Sim TV, a borboleta afirmou, em alto e bom som, que a Prefeitura Municipal do Natal herdou uma dívida de 90 milhões deixada pela gestão anterior e ela não tem como pagar. Essa dívida, na ótica dela, entrava seu trabalho frente à prefeitura e sua sugestão, portanto, é que a Justiça cobre a conta aos antigos gestores.

Ora bolas. Qualquer pessoa sabe que quando se compra uma empresa, compram-se também suas dívidas, seus encargos sociais, suas obrigações, suas responsabilidades, enfim, compra-se o ônus e o bônus. Com a administração pública não é diferente. Apenas Micarla parece não saber disso. A borboleta mais uma vez mostra, que ocupa a cadeira que pertencera a Carlos Eduardo valendo-se de um discurso falso: o de que era uma empresária experiente e bem sucedida.

Durante a entrevista, a borboleta revelou sofrer de uma grave e incurável doença no coração. Mas, ela também parece sofrer de outro mal do qual ainda não se apercebeu: mania de perseguição. Ela diz que, por não pertencer a uma família de nome tradicional na política potiguar, as pessoas dificultam suas realizações.

Para ela, sua administração está modificando a vida da população potiguar e se gaba porque, o município que contava com 24 escolas, hoje tem 70. Também se gaba pela criação de sete Telecentros Comunitários oferecendo cursos de informática grátis à população e pela construção das AME e UPA.

Quem assistiu à entrevista da borboleta ficou com a impressão de que ela gostaria de passar incólume pela prefeitura; sem as responsabilidades inerentes ao cargo; sem cobranças; sem deixar vestígios. Mas, não é bem assim, cara pálida. Nós estamos pagando o seu salário e, portanto, exigimos trabalho.

Nossa querida Cidade do Sol está deplorável. Os buracos se multiplicam pelas ruas e não é culpa da chuva coisa nenhuma. É falta de manutenção mesmo. Pergunto-me se as 70 novas escolas construídas têm professor suficiente para atender às crianças, porque nos postos de saúde os médicos e os medicamentos são insuficientes para o povo, já faz muito tempo.

Micarla parecia querer aplausos, agradecimentos por suas “realizações”. Nesse momento eu também lembrei o bombadão do marido dela. Certa vez, na TV Ponta Negra, ele entrevistava o então Secretário Estadual de Segurança Pública, Leonardo Arruda, que a exemplo da borboleta pedia reconhecimento por uma medida que havia tomado e que era sua responsabilidade.

O bombadão, então, disse a Leonardo Arruda: “Secretário, não quero parecer chato, mas quando um homem púbico faz algo em benefício do povo, está apenas fazendo a sua obrigação”.

Portanto, Borboleta Micarla de Sousa, pare de voar em círculos; faça sua obrigação e deixe de se fazer de vítima. Você é uma figura pública e tem a obrigação de trabalhar. Desempenhe o seu papel, porque nós, os contribuintes potiguares, não temos tempo e tampouco dinheiro para desperdiçar com servidores incompetentes.