Grande passo
Eu vi. Fui testemunha de uma vitória da democracia no Brasil. Sim, ela ainda dá o ar da graça de vez em quando. A ratificação da constitucionalidade da Lei Complementar 135/10 (Ficha Limpa) por parte do STF foi o grito da sociedade. Mais de um milhão e trezentos mil brasileiros representaram toda a nação, assinando (com muito orgulho, eu também assinei) o projeto que deu origem à vitória. Vejo como o prenúncio de novos tempos. Também vejo a internet como grande mídia libertadora, espalhando este clamor social.
Sabemos, não obstante, que não será o fim da corrupção. Ela, infelizmente, nunca será completamente eliminada. Ela mora nas entranhas do ser humano. E, dos brasileiros, parece que um pouquinho mais.
O que a Lei da Ficha Limpa vai fazer é barrar um enxame de mal-intencionados recorrentes, cuja ficha na justiça enodoa seus passados, pulverizando qualquer tipo de credibilidade.
Esperamos, ansiosos, para ver os resultados. Pode surtir efeito, talvez, num futuro em que nossa geração não esteja mais presente. Pelo menos, mesmo que de forma póstuma, sejamos lembrados como uma sociedade que iniciou uma nova era na política brasileira.