Queda de Ministros, isso é positivo ou negativo?
O governo da presidente Dilma em seu 1º ano foi marcado por demissões em massa de ministros. Esse fato é encarado por muitos como uma coisa ruim. Bom, se esses ministros estão sendo demitidos, é porque fizeram algo de errado. Todos os ministros demitidos estão envolvidos com fraudes e corrupções. O dinheiro roubado por eles poderia ser mais bem aproveitado, poderia ser investido em educação, segurança, saúde, pagar melhor os funcionários públicos, entre muitas outras coisas.
A corrupção custa R$ 7,5 bilhões ao Brasil por ano, ou 2% do PIB atual brasileiro (3,6 trilhões), segundo estudo feito pelo coordenador da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcos Fernandes. Mesmo quando são pegos, os corruptos não devolvem o dinheiro, pois esse dinheiro não retorna aos cofres públicos. São R$ 7,5 bilhões que o Brasil deixa de investir em educação, segurança, transporte, saúde, melhorar o salário mínimo, aumentar o salário dos servidores públicos, entre muitas outras coisas.
É claro que a curto prazo essas demissões são ruins pois será necessário a contratação de novos e eficientes ministros e isso pode levar bastante tempo e muito esforço por parte do governo. Mas a longo prazo, isso é uma coisa boa. Pense bem como essas demissões farão bem Brasil: os políticos corruptos são demitidos e com a lei da ficha limpa não entram mais na política, o dinheiro, que antes era desviado por eles, ficará nos cofres públicos e estará pronto para ser investido em algo que ajude a nação a ir pra frente.
A política envolve muito dinheiro e muitos políticos se deixam tomar por uma insaciável vontade de usufruir desse dinheiro, mesmo que pra isso ele utilize práticas ilícitas. É nosso dever como cidadãos estar de olho em cada passo dos nossos governantes, pois nós pagamos nossos impostos para o governo convertê-los em benefícios e não para ser usado para benefício individual do governante. E o governante está em seu posto por causa do nosso voto, nós colocamos ele lá e é nosso direito retirá-lo quando ele não fazer a sua parte.
Então, no meu ponto de vista a presidente Dilma está fazendo muito bem o seu trabalho e está cumprindo a sua promessa de lutar contra a corrupção, pois ela já provou que em seu governo ou se trabalha direito ou perde-se o emprego. Ela está de olho nos ministros e nós devemos estar de olho nos nossos representantes. Devemos lutar por um país melhor e mais justo. A presidente Dilma não conseguirá fazer isso sozinha, todos os cidadãos devem ajudar e fazer a sua parte.