Educa-se pelo exemplo

Hoje pela manhã fui a padaria buscar pão, sobre o balcão estava o jornal do dia com a manchete "4,6 mil presos acima da capacidade carcerária da nossa região"; moro na região de Presidente Prudente e aqui há uma enormidade de presídios, até de segurança máxima.

A frase "Educa-se pelo exemplo" vem de encontro a essa necessidade de identificar porque somos um país prolífico em delinquentes e contraventores da Lei, educa-se mais pelo exemplo do que pelas palavras.

Somos governados por pessoas que dão o exemplo de desvios de dinheiro público, ou seja, somos governados por contraventores que dão um jeito de se safar e burlar a Lei, pegam o dinheiro e não devolvem, a justiça não os pune, certamente, educamos pelo exemplo.

Acho que não há mais o que falar, vira e meche, os políticos arranjam um jeito de libertar milhares de presos em indultos de natal etc... pois temos a terceira maior população carcerária do planeta, educamos pelo exemplo.

A pergunta é: até quando vamos ficar dando desculpas esfarrapadas para a criminalidade no Brasil, até quando nosssos políticos vão continuar a solapar os cofres públicos numa esperteza que não é mais do que "educar pelo exemplo"?