O "Manifesto contra a corrupção": a indignação da juventude de boa fé se articula e se espalha...
O "Manifesto contra a corrupção": a indignação da juventude de boa fé se articula e se espalha...
Tudo começou pela organização e articulação através da Internet - Facebook, Twitter, etc.
E, no feriado de 7 de setembro, se materializaram em Brasília e São Paulo, o rosto do "Manifesto contra a corrupção". Em Brasília, haviam entre 30 mil e 40 mil pessoas. Em São Paulo, ente 18 e 20 mil.
Em outros lugares, também ocorreram manifestações semelhantes, embora o número de pessoas fosse menor.
Onde estavam estes manifestantes, antes, que, aparentemente, estavam calados ou, pelo menos, conformados com o estado de coisas no pais?
A questão não precisa de muita reflexão, para ser respondida. E a resposta é uma só: todos os canais e mecanismos de manifestação estavam cooptados ou aparelhados pelo petezada do carvalho, desde sua chegada ao governo. Quem não aceitava a canga, era comprado ou, isolado. Muito poucos canais de expressão e manifestação escaparam ilesos.
Mas, depois de um longo tempo, as pessoas de boa fé, indignadas com a situação, foram encontrando soluções e formas de canalizar e se manifestar, escrevendo, postando mensagens, mandando e-mails, twitando. E a coisa foi engrossando e ganhando espírito, por assim dizer, antes de ganhar cara e chegar às ruas.
A manifestação do Rio ocorrida ontem, 20.09.2011, ocorreu dentro de um processo de retroalimentação e, portanto, a despeito do suposto pequeno número de pessoas (2500 a 3000), foi um sucesso, especialmente no sentido de que marcou pontos e, chegou à grande imprensa - aquela mesma que ignorou as manifestações iniciais, do 7 de setembro.
Evidentemente que a manifestação do Rio é apenas mais um evento, dentro daquilo que mais e, mais, se parece um processo.
E é isto que preocupa a petezada do carvalho e seus agregados - que finge apenas avacalhar e ironizar o movimento legítimo e espontâneo dos brasileiros, capitaneada pela juventude internáutica, em sua esgotosfera e áreas de comentário da imprensa a favor: o movimento está se espalhando e ganhando mais e mais adeptos.
E a iniciativa que os jovens organizadores tiveram de não aceitar participação de partidos políticos, que parece um tanto inocente - é uma estratégia simples, mas brilhante, pois serve justamente para impedir a desmoralização e a desvirtuação do movimento e a desmobilização dos manifestantes, por parte deles.
A despeito de alguns detalhes (no Rio, as vassouras fincadas da praia referiam a congressitas, quando se sabe que o mal maior, no momento, é a ocupação e o método correspondente, pela petezada do carvalho), a manifestação do rio merece ser saudada e, incentivada.
Já se anunciam mais manifestações para o dia 18. E tenho a impressão que, neste dia, o caráter nacional do movimento vai aparecer, pois a imprensa já sabe que não pode ignorá-lo.
Os que me acompanham aqui e no meu blog (possivelpalavra.blogspot) sabem das minhas posições sobre o Brasil, a corrupção e os governos da petezada do carvalho. E, portanto, sabem de minha posição inequívoca sobre o movimento em questão e da justificada esperança que deposito nele.
Os jovens de hoje, ao contrário do senso comum, provam que estão antenados como nunca, recusam o cabresto do paternalismo partidário e estatal, e sabem o que querem e como fazer para chegar a um Brasil moderno e livre da corrupção!