EM DEFESA DE GETULIO E FLAMARION (ATINGIDOS POR INSANOS ANÔNIMOS)
INTINERÁRIO
Certos serão
Aqueles que não disserem: ”me entrego”.
E assim prosseguirem,
Impassíveis,
Ainda que perseguidos e torturados,
Sem temor ou medo da Morte
26/11/1976
Eugênio Lyra do Livro EUGÊNIO LYRA PRESENTE
Os momentos que antecederam a última eleição indireta para Presidente da República,nos anos oitenta, foram marcados por grandes comícios pelas diretas já. O grande comício realizado aqui em São Paulo no Anhagabaú, no Viaduto do Chá, foi um acontecimento muito marcante na vida do centro desta capital paulistana e gigante, de múltimas etnias do Brasil e de todo o mundo. Particularmente para mim, foi algo inominável, tamanha fora aquela manifestação. O palco principal foi a passarela embaixo do Viaduto do Chá. Ali desfilaram grandes nomes da política brasileira, nomes que buscavam o restabelecimento da democracia no Brasil. Outros tantos nomes que aspiravam um dia chegarem ao poder. Aspirantes ao poder e, veteranos, ali, naquele palco, estavam de mãos dadas, em busca de um mesmo ideal: As eleições “DIRETAS JÁ” para a Presidência da república. Todos ali estavam imbuídos do mesmo enredo, do mesmo capítulo, da mesma história, do mesmo final, que, embora não terminasse feliz para aquele momento, anos depois acabou por se consumar inteiramente.
Recordo que naquele momento, com o falecimento do Tancredo Neves, o Senador Jose Sarney, então vice presidente indireto, acabou sendo efetivado como presidente da República naquele momento, e conduziu com maestria o processo de redemocratização, com a convocação da nova Constituinte, convocação para eleições diretas para a presidência,embora a economia fosse um desastre total diante das dificuldades herdadas do governo militar, e do próprio momento de transição.
Um nome emergiu no seu governo. Um advogado sindicalista, que foi escolhido para ser ministro do trabalho, depois passou a ser ministro do Supremo Tribunal do Trabalho e, na ocasião em que o Senador Antonio Carlos Magalhães, queria instituir o controle externo do Judiciário, e esse tal ministro, em vez de utilizar dos muitos desmandos históricos políticos propiciados pelo então senador Antonio Carlos, utilizou-se vilmente de fatos de natureza familiar para agressão mostrando total incapacidade para defender o Judiciário através de ideias.
Hoje, anos depois daquele comício onde todos caminhavam juntos em busca de um único ideal, deparo-me com um quadro estranho e diferente! As pessoas que andavam de mãos dadas com os homens do poder naquele comício, hoje fazem parte do poder, e todo aquele anseio demonstrado no comício pelas diretas, caiu por terra. O gosto dos podres poderes podres, subiu lhes à cabeça, e o que vemos hoje, é uma contradição aos princípios democráticos. Democracia é retificar, ratificar, retificar, ratificar e sempre retificando e ratificando e retificando.
Existem políticos que morrem de medo da verdade e tentam intimidar as pessoas que denunciam ou cobram a verdade e transparência nos seus atos de natureza pública. E na Cidade de Correntina, grandes nomes como do Getúlio Reis e Flamarion Costa, levantam esta bandeira da decência e da transparência na política de Correntina, mas são ameaçados por covardes que têm medo de botarem a cara para bater, e são incapazes de fazer uso da tribuna livre, com o direito de resposta para suas defesas, e preferem intimidar com ameaças e com argumentos vis. Os vermes, as bactérias, os vírus e bacilos, são temidos pelo alto grau de destruição. Mas possuem nomes e sabemos quem são eles. Os anônimos insensatos são insignificantes com relação aos vermes, bactérias, vírus e bacilos por não possuírem nomes, ou por se esconderem com medo da verdade mas que possuem um grau de destruição tão igual, quanto aos dos seres aqui citados, metaforicamente. Querem calar Getulio e Flamarion, mas não conseguirão! A verdade sempre prevalecerá custe o que custar. Se sentem medo da verdade, busquem-na! Mostrem na! Defendam se! Sejam cidadãos de verdade e façam o uso da democracia corretamente!
Assassinaram Dr. Eugênio Lyra há mais de três décadas, mas a semente dele continua a florescer. Recentemente um ator de Cuiabá contatou-me para utilizar versos do Dr.Eugênio, pois lá estão fazendo grandes homenagens a grandes nomes, como Dom Cassadlagia representado por esse ator que também ficou responsável para apresentar a vida de Dr.Eugênio Lyra. Também um advogado de trabalhadores rurais aqui do interior de São Paulo, se interessou pela vida de Eugênio Lyra. Essa é a prova maior de que os grandes nomes jamais passarão para o olvidamento da história.
O Getulio é um pessoa sérias que está preocupada com o bem estar do cidadão e da cidade de Correntina, e é uma voz forte contra a corrupção que assola as prefeituras do Brasil, notadamente a de Correntina que não está imune à essa corrupção. Os jornais noticiam diariamente tais horrores nos seus editais. E o que mais me deixa entristecido, e verificar que muitos dos aspirantes aos cargos públicos, que participaram das diretas já, hoje se corromperam e fazem do poder, o quintal das suas casas, tamanha é a saga apelo poder. Utilizam-se de meios mesquinhos para calarem as vozes não soantes com os seus desmandos. Um Jornal de grande porte de São Paulo sabe muito bem o peso da mão poderosa de um poderoso político e de uma justiça política e parcial! Vocês sabem do que estou falando.
Fontes poderosas já tentaram calar o Flamarion mas não conseguiram,! Tentam calar Getúlio em Correntina, mas tenho a plena certeza que ele jamais se calará e não se curvará diante das ameaças destes poderosos de cordel! Idem ao Flamarion! Idem aos detentores da bandeira da verdade e da verdadeira mudança na vida política de Correntina!
Aos insensatos anônimos, o nosonline é uma tribuna livre e respeita os preceitos do jornalismo e jamais lhes negará os direitos de resposta! Basta que vocês tenham a honradez de botarem o rosto à prova! Ou será que é melhor laborar no anonimato, porque as ofensas aos nobres amigos, acabam tirando-lhes a autoria e a responsabilidade, fazendo de vocês meros covardes, transformando as suas agressões em domínio do público?(Folklore)
Lamento a covardia de todos os anônimos. Congratulo-me com a coragem e a hombridade do Getúlio e do Flamarion.. O primeiro, porque escreverá um capítulo muito bom para a rica história de Correntina para as futuras gerações. O segundo porque já faz parte da história de Correntina e, que está elevando o nome da cidade para além das fronteiras do país e, com certeza, escreverá novos capítulos da historia desta cidade tão linda de história.
Getúlio e Flamarion, as ofensas são as armas dos insignificantes! O importante é a fé em Deus e na convicção dos seus ideais.
Encerrarei este editorial com os mesmos versos do Dr.Eugênio Lyra. Vocês merecem!
Certos serão
Aqueles que não disserem: ”me entrego”.
E assim prosseguirem,
Impassíveis,
Ainda que perseguidos e torturados,
Sem temor ou medo da Morte
26/11/1976
Eugênio Lyra do Livro EUGÊNIO LYRA PRESENTE
Joãozinho de Dona Rosa)