REFLEXÃO SOBRE O AEROPORTO DOIS DE JULHO: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA
O 2 de Julho é a data magna da Bahia. Onde simboliza a Independência do Brasil em nosso Estado (2 de julho de 1823).
Aqui na Bahia onde a História do Brasil começou, mesmo oficializado em 7 de setembro de 1822 que marca a Independência do Brasil. Os remanescentes portugueses continuaram em terras baianas usufruindo de privilégios. Com a participação de mulheres, índios/as, negros/as do Recôncavo baiano e da Ilha de Itaparica e outras localidades, trava-se uma disputa meio a derramamento de sangue, onde resultou no afastamento definitivo das tropas portuguesas do nosso território, em 2 de julho de 1823. (Essa é a História que conheço sobre o 2 de julho).
E em parte entendo que era um momento de comoção no Congresso Nacional e a aprovação do Aeroporto era uma forma de homenagear na época (In memoriam) o articulador político baiano.
Mas não justifica apagar da memória um momento tão importante da história da Bahia e do Brasil. Neste sentido, parabéns para o Governo da Bahia que recentemente sancionou a lei 11.901/2010, tornando-se o Hino 2 de julho oficial da Bahia. E há quatro anos transfere a Sede do Governo da Bahia da cidade de Salvador para o município de Cachoeira.
CONCLUSÃO:
Devolver o nome do Aeroporto para 2 de julho.
Contruir outro Aeroporto com o nome Luis Eduardo Magalhães.
Ubiraci Santos
Mediador de Conflitos
ubiracig@hotmail.com
http://www.afirmativa.tk/