Artigo – Ética no governo?!


ARTIGO -- ÉTICO NO GOVERNO?! – EM 12.07.2011

            Muito mais para possibilitar a que seu suplente de senador João Pedro, competente agrônomo do PT, pudesse assumir seu lugar na maior casa de leis do país, foi que o doutor Alfredo Nascimento teria sido guindado ao cargo de Ministro dos Transportes, investidura que já entrara para o oitavo ano sucessivamente. Sua excelência volta agora as suas atividades na casa legislativa, nos dando uma lição de que temos duas éticas: Uma para ser ministro e outra para ser senador.

            Essa pasta, a meu pensar, juntamente com a de Minas e Energia, é a que mais possibilidade fornece de desvirtuamento de suas atividades e consequente desvio de dinheiro público. Tapar buracos de estradas caras e mal feitas (uma capa tênue de asfalto) e construir novas rodovias é um ralo dos mais proveitosos para a gastança ou roubalheira do dinheiro do povo. Isso eu quero falar tanto em termos municipais, como estaduais e federais, porquanto é de difícil comprovação.

            Aqui na capital pernambucana existem tantos buracos que há uma promessa de que a prefeitura irá tapar cerca de seiscentos por dia, ou melhor, dizendo: Nós trafegamos pelos buracos e esperamos que as autoridades construam as estradas com a maior rapidez, porque nunca houve tanto dinheiro nos cofres do governo como nos últimos tempos. Tanto que aqui em Pernambuco, mesmo sabendo que não haverá nenhum jogo da seleção brasileira em nossa terra, já decidido pela FIFA, estão construindo um estádio fora da capital que custará mais de um bilhão e duzentos milhões de reais, isso afora os reajustes de preços que serão praticados ao longo do empreendimento.

            Depois ficam dizendo que não há verbas para construir presídios, nem hospitais e nem ao menos melhorar a segurança de nossas famílias. Com todo esse dinheiro se construiriam dez cadeias novinhas em folha, e ao invés de criar leis para soltar bandidos, como fizeram recentemente (cerca de 20.000 vão ser libertados em todo o país), certamente teriam onde colocar elementos perigosos para o bem estar da população. Mas é melhor um criminoso solto, que é voto certo, do que preso, pois custa dinheiro aos cofres dos cidadãos nacionais.

            Aliás, uma sugestão é que esse elefante branco que estão construindo aqui na cidade de São Lourenço, enrolando a FIFA, pois ela decidiu que uma das sedes seria o Recife e não o interior seja transformado em presídio, com as adaptações possíveis, porquanto tendo capacidade para 40.000 expectadores, certamente caberá muitas pessoas do mal e muito bem abrigadas.

            Mas voltando às safadezas noticiadas, acontecidas no Ministério dos Transportes: O ministro de nada sabia, nem mesmo onde fora o nascimento dessas falcatruas, todas denunciadas pela mídia e pelo senador Mário Couto, do PSDB paraense. Dizem que quem resolvia tudo era o Pagô (Pagot). E quando perguntavam: “Aquela concorrência já foi decidida, ou aquela obra vai sair?”. A resposta logo viria: “Você já pagou?”. A foto do Pagot está logo abaixo:

            No depoimento feito ao Senado esse rapaz, adredemente treinado, defendeu as autoridades superiores, como se elas nada soubessem de tanta roubalheira...até mesmo a presidente Dilma teria ficado possessa com essas injustiças que fizeram com o ministro, cujo partido combina mesmo com este país corrupto: PR = Partido da República, faltando apenas um L para completar: Dos ladrões. “Faz assim: Diz que nós somos bonzinhos que eu depois te dou um agrado”, poderia ter sido uma boa proposta.

            E então veio um convite (teria ocorrido mesmo?) ao senador do PR/MG, Blairo Maggi (nome de produto alimentar, sopa, talvez), para ocupar o dito ministério, oferta que ele teria recusado em face de praticar a boa ética. Mas quem o convidou não sabia de suas vastas atividades no campo da produção agroindustrial, setor que mais necessita de infraestrutura de transportes neste país?! Só sendo brincadeira. E o bonito da história é que ontem no senado os parlamentares não se cansaram de usar da palavra para homenagear esse sortudo empresário pela sua postura em não aceitar o cargo. E com essa investida falsa houve a brecha de nomear o substituto do ministro para o cargo, trocando seis por meia dúzia, e o melhor é que ele quer continuar com a ajuda de Pagô na diretoria do Órgão.

            Que fique bem claro: Estou vendendo tudo pelo preço da fatura, pelo que vi na mídia, e estou apenas comentando sem querer acusar a quem quer que seja. Mas que tenho vergonha de ser brasileiro disso não resta dúvida, pois falta ética, moral e honestidade à maioria dos que comandam essa desgraçada nação. Mas uma pergunta não quer calar: Como vão ser as novas construções que serão aprovadas sem licitação? Claro que dentro da maior licitude possível...

Em revisão.

Ansilgus

ansilgus
Enviado por ansilgus em 13/07/2011
Reeditado em 13/07/2011
Código do texto: T3092214
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.