Advogado Rogério Athaide é homenageado por Emiliano na Câmara

Extraído do Portal do Emiliano

Enviado por Hermes Novais Neto

24 de Maio de 2011

Advogado Rogério Athaide é homenageado por Emiliano na Câmara.

Uma homenagem ao saudoso advogado trabalhista Rogério Athaide foi feita pelo deputado Emiliano José (PT-BA) em pronunciamento na Câmara Federal, nesta terça-feira (24). O parlamentar destacou um Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia, da autoria do deputado estadual Yulo Oiticica (PT), batizando o trecho da BA-156, entre o município de Brotas de Macaúbas e a BR-242, com o nome de Rogério Athaide Caldas Pinto.

Athaide é um baiano de Santa Maria da Vitória - falecido aos 72 anos, no dia 23 de fevereiro de 2011 - que marcou época através da militância política contra a ditadura militar e à frente de um dos mais importantes escritórios de advocacia trabalhista, a Advocacia Trabalhista Operária (ATO).

Nascido em 1938, seguiu a vida religiosa, ordenou-se padre. Em 1965 assumiu sua primeira Paróquia no município de Brotas de Macaúbas, onde construiu forte identidade com seu povo. Mais tarde abandonou a batina, mas não a fé católica, dando sempre um testemunho de militância humanitária ao lado dos mais pobres. Estudou Direito, fez o Mestrado em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia, dedicou-se ao ensino e à advocacia.

Emiliano recordou que Athaide foi fundador do PT na Bahia e que seu escritório tornou-se referência na advocacia trabalhista. “Durante anos defendeu os interesses dos ferroviários da extinta Leste Brasileiro, entrou para a história com sua advocacia no Sindiquímica e no Sinditêxtil. Defendeu os trabalhadores baianos na área das telecomunicações. O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da área Agrícola da Bahia (SINTAGRI) manifestou profundo pesar pelo falecimento do patrono das causas da EBDA e da Ematerba”.

O deputado destacou que Athaide foi um incansável militante da organização popular. “Patrocinou seminários e cursos de formação política ao longo da vida. Cedia seu espaço comunitário para reuniões políticas. Em várias campanhas eleitorais minhas assembleias, assim como de vários candidatos do PT, eram realizadas em seu espaço comunitário, no bairro da Saúde. Rogério Athaide, sendo sacerdote, político e advogado trabalhista, viveu profundamente sua missão com autenticidade”, afirmou.