VIETNÃ – PEACE AND LOVE
O movimento paz e amor (peace and Love) teve início num bairro de São Francisco na Califórnia.
Jovens americanos, os denominados “ crianças das flores” deram início aos protestos contra a agressiva guerra norte-americana, bombardeios aéreos com bombas de Napalm, os agentes laranja (que dizimaram florestas e envenenaram rios e lagos do Vietnã, exterminando milhares de civis e plantações.
A chamada contra-cultura, o movimento hippy influenciou grandemente toda a geração dos anos 60.
Eles iniciaram repudiando o americano médio que cortava os cabelos como militares – deixaram os cabelos compridos e desleixados.
Se opunham a todos os costumes do americano médio, se eles cortavam os cabelos rentes tipo militar estes os deixavam crescer, não os penteavam e não os lavavam.
Repudiaram a sociedade urbana: andavam de sandálias (nada de sapatos), se organizaram em comunidades rurais fabricando artesanato, aboliram o casamento tradicional, pregavam e praticavam o amor livre.
Álcool e tabaco usado pela sociedade americana foram substituídos por maconha, anfetaminas e ácidos.
Nas revoltas nos Campi Universitários como Kent e Bekerley, muitos morreram em conflitos com a Guarda Nacional, passeatas contra a guerra ocorriam em toda a América e pela primeira vez milhares de jovens se negaram a servir o exército, desertavam e fugiam para o exterior.
O apogeu das manifestações dos chamados anos dourados deu-se com o festival de Woodstock em 1969 no Estado de New York.
A revolta dos universitários influenciou outros continentes, em 1968 houve uma grande rebelião estudantil contra o regime militar no Brasil (que vinha desde 1964), como ocorreram revoltas na Alemanha, México, França e Itália.
O aumento da escalada norte-americana no Vietnã em soldados:
1960 - 900
1962 – 11.000
1963 - 50.000
1965 – 180.000
1967 – 389.000
1969 - 540,000
A guerra do Vietnã foi o mais longo conflito depois da 2ª Guerra Mundial – durou aproximadamente 20 anos, no primeiro contra os colonialistas franceses (1946 à 1954) e o a segunda contra os norte-americanos (1964 e 1975)
No território vietnamita foram lançadas mais bombas do que na segunda guerra mundial.
O ataque final deu-se em janeiro de 1975, pânico alcança os sul-vietnamitas que fogem para as cercanias da capital.
O presidente Thieu embarca para o exílio e os americanos retiram o resto do seu pessoal e grupos de colaboradores nativos.
As cenas dos funcionários da embaixada dos EUA fugindo pelo telhado do prédio, enquanto as tropas ocupavam a cidade, povoaram os noticiários e os sonhos de toda uma geração que teve, no Vietnã, o seu maior símbolo de resistência.
Finalmente, no dia 30 de abril, as tropas nortistas ocupam Saigon e a rebatizam como Ho Chi Minh, em homenagem ao líder falecido em 1969.
A unificação nacional foi formalizada em 2 de julho de 1976 com o nome de República Socialista do Vietnã, 31 anos depois de ter sido anunciada.
Mais de um milhão de vietnamitas perecem enquanto que 47 mil mortos e 313 mil feridos ocorreram pelo lado americano, a um custo de US$ 200 bilhões.
* Dados pesquisados em diversos sites na net.