COMENTANDO A VISITA DE OBAMA...
Política & Parceria
COMENTANDO A VISITA DE OBAMA
Acompanhei com atenção a visita do presidente dos EUA – Barak Obama ao Brasil e tirei algumas conclusões que passo a externar:
O ALMOÇO EM BRASÍLIA
Obama, ladeado de Dilma e Milchelle, acena ao povo
A presidente Dilma recebeu Obama em Brasília no sábado, ocasião em que tiveram uma conversa reservada de hora e meia. No almoço, registrou-se as presenças dos ex-presidentes Sarney, Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, além de autoridades do Itamaraty, ministros de Estado, senadores, deputados e outras autoridades. A ausência de Lula tem sido questionada, mas é um assunto que só ele sabe porque não aceitou o convite. Não quero entrar no mérito desta questão.
No Rio, comitiva de Obama foi recebida pelo gov. Sergio Cabral
Dilma solicitou em seu discurso que os EUA extinguissem as barreiras que impõe aos nossos produtos, a exemplo do suco de laranja, do metanol, carne bovina, algodão, entre outros.
Obama ofereceu uma parceria interessante para 100 mil alunos e professores brasileiros, na base da permuta. Tem muito significado esse grande aumento de número deste tipo de parceria, que visa a qualificação dos nossos mestres e alunos.
Quando Dilma pediu a entrada definitiva do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, Obama respondeu que via com apreço esta questão. Nós devemos entender que nos Estados Unidos, tais questões são aprovadas pelo Congresso Americano. E o presidente não daria sua palavra sem ouvir os congressistas.
OBAMA NO RIO
A passagem de Obama pelo Rio foi muito proveitosa. Ali ele e sua família tiveram oportunidade de conhecer a alma brasileira, muito bem representada pelo povo carioca. Foi à Cidade de Deus, de dia e à noite visitou o Cristo Redentor – uma das maravilhas do mundo moderno. Nestes dois momentos, Obama foi muito simpático com todos que se aproximaram , acenando e sorrindo sempre.
No Teatro Municipal, fez um discurso de campanha eleitoral. Até parecia um candidato a presidente, falando para agradar a platéia. Falou frases em português e demonstrou o porque da sua eleição à presidente da maior potência do mundo. Ele é um homem culto e tem uma oratória objetiva e que agrada a todos.
BENEFÍCIOS DA VISITA DE OBAMA
Enfim, achamos que a presidente Dilma foi beneficiada com a visita do Chefe de Estado da maior potência, quebrando aliás um ritual de anos, quando o presidente eleito no Brasil ia aos States beijar a mão do presidente de lá. Os tempos mudaram. O Brasil é a oitava potência econômica do mundo. Dizem que é a sétima, mas os dados são contraditórios. Vamos ficar no oitavo lugar, por enquanto.
DIPLOMACIA POSICIONA-SE EM HORA ERRADA
Achamos que a diplomacia brasileira deveria se abster de fazer declarações á imprensa quanto ao litígio na Líbia. Afinal, o Brasil se absteve de votar na ONU. Portanto deveria manter-se neutro.
VIAGEM PARA O CHILE
Nesta segunda, 21, Obama, Michelle e filhas viajaram para o Chile {às 9:30h), saindo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Tom Jobim).
AEROPORTO DE SALVADOR EM ÁGUAS...
E por falar em aeroporto, aproveito para lamentar o estado do Aeroporto Internacional de Salvador (Luz Eduardo Magalhães), cujo saguão de embarque foi invadido pela enxurrada na madrugada de domingo, obrigando os lojistas a fecharem seus estabelecimentos. É uma vergonha para a nossa Bahia!