ALEMANHA: A QUEDA DO MURO DE BERLIM - text curto.
Por: David Kooperfiel
Apos a segunda guerra a Alemanha fora dividida em REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA a oeste burguesa sob hegemonia dos EUA. A leste a AREPÚBLICA DEMOCRÁTICA DA ALEMANHA sob hegemonia soviética.
Em 1955 a Alemanha Ocidental (RFA) ingressa na OTAN e na seqüência a Alemanha Oriental (RDA) integra o PACTO DE VARSÓVIA NO BLOCO ORIENTAL.
As rivalidades entre os dois lados apoiados por EUA e URSS atinge seu apogeu em 1961 com a construção do Muro de Berlim com a finalidade de evitar fugas da Alemanha oriental para o lado soviético.
As chances de unificação da Alemanha se iniciam a partir de 1980 com as reformas dirigidas por GORBATCHEV na União Soviética. No poder desde 1971 HONECKER recusava acompanhar as mudanças soviéticas de abertura, medida que impulsionou inúmeras fugas em massas dos alemães orientais para o ocidente.
Em 1989 o partido comunista trocou ERICH HOBNECKER por EGON KRENZ e em novembro o muro de Berlim é derrubado e a Alemanha inicia seu processo de unificação em 1990 acompanhada de desemprego, recessão, tensão social. Todos estes problemas se tornaram desafios a nova Alemanha na década de 1990.