A abdicação de D. Pedro I
Por David Costa
Após a independência do Brasil a situação da maioria da população não mudou muito. O Brasil como sempre herdou uma legado maldita. Uma dos primeiros legados foi o tratado de 1810 com a Inglaterra que derramava seus produtos estimulados por taxas alfandegárias mais baixas que todas as outras nações amigas.desequilibrando a balança comercial e inviabilizando o crescimento da industria manufatureira local, obrigando o Brasil a contrair empréstimos a própria Inglaterra agravando a crise econômica. A agricultura tradicional passava por baixa devido a à crise internacional e a fatores internos de falta de capitais, ausência de mão de obra, de capitais e técnicas ultrapassadas de produção.
As camadas populares foram as mais abaladas pela crise econômica e pelo aumento dos preços de produtos da cesta básica. As campanhas militares no nordeste e sul do país acentuavam as dificuldades do império. As forças políticas eram na sua maioria composta por elementos conservadores da ordem. O partido português angariava a antipatia e o poder Moderador causava repulsa da população.
D. Pedro I sofria com as críticas da imprensa A sua pessoa e a influencia portuguesa na política brasileira. Porem dois fatos aceleraram sua abdicação: o primeiro foi a morte de D. João VI em 1826, onde D. Pedro I era o sucessor imediato do trono. Segundo fato foi o assassinato do jornalista Libero Badaró em 1830 do jornal Observador Constitucional, que em decorrência de suas críticas ao imperador o colocaram na lista de suspeitos. D. Pedro renuncia em favor de sua filha Maria da Gloria que casa-se com seu tio D. Miguel que se torna regente em 1828 que com o apoio da oligarquia portuguesa no mesmo na proclama-se rei de Portugal.
D. Pedro em meio a insatisfações manifestadas por várias províncias resolve visitá-las com sua comitiva entre eles sua segunda esposa (Dn. Amélia de Leuchtenbreg),em 1830 chega a Minas onde é recebido com protestos de nativos com bandeiras de luto pela morte do jornalista. Para compensar o acontecido os portugueses organizaram uma grande recepção para o imperador no rio de janeiro a 12 de março de 1830. Na noite seguinte os brasileiros desgostoso com tal iniciativa invadiram a vila de portugueses onde foram recebidos com violência, onde de dentro de suas casas os portugueses lançavam garrafas sobre aqueles. O fato ficou conhecido como a ”Noite das Garafadas”.
Percebendo que a sua aceitação popular era cada vez mais esvaziada de legitimidade e inseguro com relação a sucessão do trono português, D. Pedro abdica em favor de seu filho de 6 anos em 7 de abril de 1831. Assim finalmente o partido brasileiro de caráter liberal chega ao poder.