MAS AFINAL DE CONTAS , "O QUE É QUE A BAIANA TEM ?"

Utilizemos , agora , aquele importante item do equipamento físico que nos foi dado por Deus e esgotemos todas as mil e uma inutilidades do nosso dedo indicador direito . Vamos lá ?

Moradia fixa , luxuosa , em qualquer lugar do Rio de Janeiro , sem o fantasma do aluguel e com direito a escritura instantânea . Aqueles a quem a sociedade tratou de fazer humilhar retirando-lhes , durante anos , todas as condições mínimas de sobrevivência e dignidade e que por isto , ainda residem nos morros , apenas constituem a famosa população de reserva , encarregada de exercer a nobre função de oferecer a cara às mídias e o peito às balas , em protegendo , cada vez mais , os tais benfeitores da Comunidade .

Abundância monetária , jamais encabeçada pelo uso de uma CTPS , originada pelo comércio das drogas que já nos arrebentam as fronteiras , descaradamente , matando os nossos familiares , fazendo inaugurar domicílios bancários diversos , nacionais e internacionais , curiosamente invioláveis . Por que ter só o dinheiro na mão é pouco . Muito pouco .

Conexões políticas , muito além dos limites do título de eleitor , que já não é mais respeitado , proporcionando fugas espetaculares bem debaixo dos olhos das autoridades . Nestes momentos , as estórias em quadrinhos falando sobre a existência daquele super herói , o Homem Invisível , conseguem ser profundamente cruéis . Não há criança que suporte a ingenuidade da grande maioria dos adultos .

Acesso ilimitado a todos os tipos de comunicação , em tempo real , permitindo-lhes comandar as facções criminosas de dentro dos presídios de suposta segurança máxima , invadir a freqüência e monitorar a polícia , plantar notícias descabidas de evasão , assaltar as nossas contas bancárias e linhas telefônicas . Ora , por quê nunca vigiamos , bem mais de perto , os Homens de Preto ?

Ousadia . Pensam que nos favorecem quanto às dificuldades do dia a dia , rigorosamente naturais , em se considerando a intenção de investir, criar , modernizar , sofrer , para progredir . Todo mundo sabe que estudar é a coisa mais cacête do universo e , às vezes , pode ser até injusta mas que nada , nada se pode fazer sem o conhecimento .

Notoriedade . Alguém aí , já parou e prestou atenção ao que vem sendo divulgado nos jornais , na tv , na internet , sobre as últimas investidas da criminalidade ? Fazem chover demais na horta desta gente , dando-lhes um lugar de destaque no mundo que jamais lhes pertenceu , posto que a expressão viver à margem não mudou o seu significado .

É , sim , proteção . A Capital da Esperança , Brasília , neste exato momento , ocupa-se de resolver a questão das moradias funcionais , uma vez que os senhores Deputados encontram-se “sem teto” , tendo escolhido receberem a grana para fincarem os pés em apartamentos faraônicos , vejam só . Tratasse ela de fazer legislar com mais rigor , modificando as leis que nos estrangulam os direitos , sem dar a menor bola para as nossas obrigações , nenhuma unidade da Federação estaria assim, a pedir esmolas em todos os setores da vida em sociedade .

Quando é que vamos trocar os quitutes deste tabuleiro ? O Egito esta fazendo a sua hora e vez .

Josí Viana
Enviado por Josí Viana em 09/02/2011
Reeditado em 22/11/2012
Código do texto: T2781878
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.