Lula no Forum Social Mundial: "As crises dos sistemas e das civilizações". A hora e vez do Avatar tupiniquim.

Lula no Forum Social Mundial: "As crises dos sistemas e das civilizações". A hora e vez do Avatar tupiniquim.

O Fórum Social Mundial - aquele evento destinado a viabilizar um palanque para comunistas, esquerdistas, verdes, terroristas e outros tipos violentos ou do miolo mole, agora vai ser realizado em Dacar* - um lugar, que convenhamos, confere com os tipos que costumam frequentar o tal evento: fica longe, tem um futuro muito pouco promissor e não tem importância política alguma.

Pois, bem: uma pá de gente que já passou pelo governo vai dar as caras e fazer os discursos desarrazoados e sem-vergonhas que já conhecemos. Do Brasil, vão grandes sumidades, gente do naipe de Gilberto Carvalho, o escroque que se dedicou à perseguição e agressão de direitos constituicionais de opositores do iluminado regime de Lula, Gilberto Gil, que sempre sumia de Brasília, quando era um desimportante ministro da cultura, para comparecer a shows e, nada menos que o genial, venerado e iluminado ex-presidente e agora,

"animador partidário (cachaça incluida)" em tempo integral, Luiz Inácio da Silva, por exemplo.

De acordo com as informaçõe da imprensa brasileira - sempre a favor ao que alguém chamou de Lulo-petismo, o bruto abordará o tema " As crisees dos sistemas e das civilizações". Não é pouco, convenhamos. Não é nada modesto. Muita gente boa dedicou a vida a escrever sobre sistemas políticos e, um outro tanto de gente qualificada se dedicou, ao longo dos últimos século, em longos estudos e escritos - coisa para uma vida inteira - os motivos das crises e "debacle" de civilizações e sistemas políticos.

Mas, o ex-presidente da república brasileiro vai fazer tudo isso de uma tacada só, num único discurso. É pena que, no mundo civilizado, ninguém de juízo dê crédito ao Forum Social Mundial, evento destinado à ampliação da voz dos sem-razão, dos que foram derrotados historicamente e, daqueles que, por um motivo ou outro, não merecem ou devem ser temidos por suas idéias e iniciativas, pois o que está para acontecer em Dacar é algo fantástico, na altura de um evento raras vezes testemunhados pela humanidade e muito estudado pelos esotéricos: a apresentação ao mundo de um gênio atemporal, um... Avatar!

O anátema de Lula, por sua própria escolha, é FHC. Este, quando deixou a presidência da república, começou a atender os convites de palestas começando pelas grandes universidades americanas e européias, onde estuda, pensa e ensina a elite intelectual do mundo. Mas, sabemos, Lula é inimigo de elites - exceto aquela que ajudou a constituir, a dos burgo-socialistas do seu partido político, PT. Vai daí que o Forum Social Mundial é mesmo um evento talhado para seu histórico e sua personalidade.

De tanto ouvir o ex-presidente discursando e filosofando (reinaugurando a história, no primeiro caso e, futebolizando assuntos sérios, no outro), é mais ou menos possível adivinhar o que o bruto vai dizer e, intuir que as soluções que vai apresentar contrariam o que disse antes, em algum lugar, muito embora possa afrontar a lógica. Mas, o que é a lógica, diante de um Avatar, de um gênio poderoso e atemporal?

Conflito entre Israel e Palestinos? Moleza: é só Israel ceder um pouco do campo. Combate aos governantes genocidas? Aquilo deve ser entendido e tolerado como "nivelação cultural". Crise política no mundo árabe? Com certeza, tudo é consequência de imposições dos países ricos. Perseguição a minorias, tirania e eliminação de direitos humanos no mundo islâmico? A gente tem que respeitar culturas diferentes. Governos cleptocratas? Epa - ele está convencido que isso é coisa da imprensa dos países ricos. Crise mundial de moedas? Abaixo o dólar e viva o peso boliviano. Grave comoção política interna? Bolsa família. Fome? Dinheiro nos escroques da imprensa. Tudo muito simples e objetivo...

Chegou a hora de Lula mostrar ao mundo a sua magnânima e prática genialidade, cujas soluções, de tão simples e inusitadas, são simplórias e inacreditáveis.

Imagino que, depois de Dacar, Lula irá mais além. Por isso, espero que continue na estrada, encantando o mundo, e nos dando um sossego e desconto - os Avatares também cansam àqueles que, boa parte do tempo não conseguem entender as decisões e práticas das divindades e, acha que Mensalão, enriquecimento inexplicável de filho-que-era-tratador-do-zoológico-paulistano e agressão aos direitos e garantias individuais (direito de livre expressão incluído), menos que parte de um processo miraculoso, são um problema de ordem constitucional...

E, convenhamos, sua presença não é mais requerida no país, pois o atual governo segue, passo a passo, a receita revolucionária do governo que instaurou, mais de oito anos atrás. O governo da presidente que o sucedeu vai governando do jeito que o PT (e o diabo) gosta - isto é, petezando. Petezando um dia sim, o outro também. Em relação à política econômica, segue a receita do inimigo e o cala. Em outras áreas, aquele jeito midiático e "esperto" de cuidar das coisas.

Lula já recriou e colocou o Brasil nos trilhos do futuro, segundo sua cartilha, com adornos petistas. Nos demos bem, pois já estão garantidos a todos o café da manhã, almoço, janta, roupa nova, transporte, vaga na faculdade, pílula, camisinha e - numa emergência, pílula do dia seguinte. Conforme sua visão e a vontade do povo, é impossível não ser feliz com uma fórmula assim.

E assim, chegamos à conclusão de que o senador Cristovam (pobre idiota!), chegou atrasado com seu projeto de inclusão do termo "felicidade" no preâmbulo da Constituição Federal, pois tudo estava resolvido e, enfim, não há mais nada a fazer - editos de gênio, manias de Avatar.

O negócio de Lula, doravante, é fazer a pregação para resolver todos os problemas dos governos, das civilizações e do mundo e quiçá, do sistema planetário, que mais e mais, vamos conhecendo e algum dia, colonizaremos.

Lula, fora da Presidência da República, vai continuar à vontade para falar o que lhe vier na telha. Ee o mundo se beneficiará grandemente com isto.

E a presidente da república que o sucedeu pode se dar ao luxo de adotar o silêncio como estratégia de governo - o que já lhe rende o epiteto de sábia (quem sabe não chegue a algo como "sub-gênia", lembrando e honegeando a figura de seu Criador?).

No Forum Social Mundial, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva derramará para o mundo a benção da sabedoria. E a presidente da república, por aqui, vai fazendo um regimezinho básico de palavras.

Está ótimo!…

* Dacar me lembra...: o rally Paris-Dacar, que promovia a imagem do pais e foi cancelado em virtude da ameaça da guerrilha local e, ainda, uma velha música dos anos oitenta, que tinha um refrão assim: "Sene-sene-sene, Sene-Senagal / Sene-sene-sene, Sene-Senegal / diz povão: "Senagal, região" / diz povão: "Senegal, região...".

..............................

Em 21.02.2011: não me lembro de qualquer citação ou repercussão do discurso do ex-presidente da república brasileiro em Dacar. É que a imprensa brasileira muito ocupada com atuação dos atuais manda-chuvas de Brasília - gente do PT, petezando e combatendo a gente do PMDB que só sabe peemedebezar e, dando azo às incalculáveis vontades de José Sarney, que segue no seu metódico projeto de sarneyazar o Brasil, convertendo-o em sua imensa e heráldica capitania geral e hereditária e, não sobrou espaço. Coisas da vida...