A política(gem) da autopromoção
Artigo publicado no Portal Camaçari Agora: http://www.camacariagora.com.br/colunista.php?cod_colunista=17
A autopromoção é uma estratégia muito utilizada por profissionais, dentro e fora das organizações. O intuito, obviamente, é o de ascender em suas carreiras profissionais, utilizando, para isto, a divulgação e exaltação de seus trabalhos, projetos, qualidades etc.
Esse é um conceito simples e de fácil entendimento. O que me chama a atenção, em nossa Camaçari, é o montante de dinheiro que políticos, além de novos e eternos candidatos, têm fartamente gastado com a autopromoção de seus pseudos feitos e/ou supostas qualidades. Alguns, bem “despretensiosos”, apenas desejam felicitações, outros se auto-parabenizam (ou querem que eu acredite no “nós desejamos” escrito no outdoor?). Os nossos políticos, engravatados e com cara de “photoshop”, insistem em dizer para os eleitores que eles estão ai, ou melhor, lá, em 2012. Como diz meus alunos da Capoeira: “fiquem nessa. A gente não tá comendo nada”!
O fato é que a cidade está cheia de faixas e outdoores desses senhores que acreditam nessa velha estratégia promocional. É mais fácil colocar o rostinho maquiado nas peças publicitárias que, evidentemente, promover ações que o tornem lembrados pelos eleitores, com trabalho sério e luta em favor da comunidade. A fórmula marqueteira de Duda Mendonça e das Agências especializadas no assunto abarcou em nosso município e aqui faz escola (superior!).
Ora, senhores, quanto custa cada outdoor desses? Nem vou perguntar de onde vem esse dinheiro, pois pode até ser legal, todavia, moral creio não ser. A reflexão que fazemos (sim, “fazemos”, ou vocês acham que o povo não percebe suas estratégias ultrapassadas?) é que os rostinhos estão unicamente preocupados sempre com a próxima eleição. Parece-nos que esta estratégia nada mais é do que uma nova roupagem para aquela velha máxima: “saneamento básico fica enterrado e o povo não vê”. A propaganda está em cada esquina, visível a todos. Que coincidência, não acham?
Se for aniversário, lá está a foto, se é festa, lá está a foto, se é final de ano, lá está a foto... As eleições já estão fervendo em Camaçari e é bom que vocês saibam: essa autopromoção política não está com nada. O que vale é trabalho sério, é fiscalização das ações da Prefeitura, de suas contas, do orçamento, é legislar em favor da melhoria da qualidade de vida do povo, no atendimento de suas solicitações, sendo o mediador entre a comunidade e poder executivo do município.
Por fim, vai aqui um conselho mais técnico, parafraseando Peggy Klaus, “você precisa fazer com que as pessoas saibam o que está fazendo, o sucesso dos projetos, os obstáculos que superou, para que seja lembrado como uma pessoa importante”. Sim, a técnica está ai para ser usada. Todavia, é notória a fragilidade dos nossos políticos camaçarienses no que diz respeito ao quesito: qual o meu papel na política? Não misturem técnica administrativa, com politicagem, o resultado pode ser amargo.
Querem utilizar a autopromoção de forma correta e efetiva? Então vou dar algumas dicas:
- Procurem trabalhar a vida pessoal, tornando-a ilibada;
- Crie um portfólio social impecável;
- Patrocine peças (sim, isso que vocês fazem apenas com seus rostos) só que com uma diferença, atuem junto ao esporte, ao lazer, a ONGs, a cultura, a educação, a saúde (essas áreas é que têm que ter a sua “cara”);
- Seja generoso; e
- Mostre que você sabe ser gestor, mas atuando junto à comunidade.
Ainda vai essa dica primordial: não seja chato! A autopromoção em outdoor pode torná-los uns malas e, devo dizer, vocês estão conseguindo.
Salve,
Caio Marcel Simões Souza (crenteregional@gmail.com) é Administrador de Empresas e formado em Capoeira Regional, pelo Grupo de Capoeira Regional Porto da Barra. Também é responsável e mantenedor do Projeto Social Crianças Cabeludas, no bairro do Parque das Mangabas, Camaçari.