A ÉTICA

A ética na política. Realmente este é o tema do momento!

Inicialmente, vale lembrar que a ética se diferencia da técnica, porquanto aquela se preocupa com os meios para atingir os fins, e esta se preocupa apenas com os fins, sem qualquer receio que o meio possa prejudicar pessoas e, no caso da política, até uma comunidade inteira. Parece-me que um movimento pela ética na política tem dois aspectos a serem analisados.

O primeiro é decorrente do fato de que os políticos são eleitos e reeleitos pela própria sociedade; pela mesma sociedade que depois organiza o movimento em favor da ética no meio político.

O segundo é a curiosa razão que se apresenta quando alguns políticos dão causa a que a sociedade se mobilize, para forçar a que eles tenham compostura no desempenho dos cargos que ocupam.

Isto é de lamentar, porque conduzir a sua vida pautada na ética é um dever e uma obrigação de cada ser humano; não somente dos políticos, mas principalmente destes, posto que lidem com interesses que dizem respeito a grupos sociais com dimensão e significado geopolíticos, como é caso dos munícipes, dos gaúchos e de toda a nação brasileira. Realmente é uma lástima que venhamos a eleger pessoas que não conhecem nem mesmo o sentido da expressão ÉTICA!!!